NOTÍCIASTOCANTINS

Bombeiros do Tocantins são enviados à Venezuela para missão humanitária de resgate após terremotos

 

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, autorizou a mobilização e o envio imediato de equipes especializadas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMTO) para a Venezuela.

Os militares tocantinenses vão atuar nas operações de busca, salvamento e resgate de vítimas soterradas pelos terremotos ocorridos na última quarta-feira, 24.

A estrutura disponibilizada pela gestão estadual inclui cães de busca e salvamento e equipamentos específicos de desencarceramento e localização em estruturas colapsadas.

A equipe do Tocantins integrará a força-tarefa humanitária nacional organizada pelo governo federal, que se deslocará para o país vizinho.

“Eu me solidarizo com nossos irmãos venezuelanos neste momento de profunda dor e consternação. O Tocantins está pronto para contribuir de todas as formas possíveis. Já determinei que o nosso Corpo de Bombeiros disponibilize imediatamente efetivo especializado, cães de busca e equipamentos para integrar as operações de resgate. Nossos pensamentos e orações estão com o povo da Venezuela”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa.

Alinhamento com a missão humanitária

A decisão atende ao plano de cooperação humanitária do Brasil para apoiar as autoridades venezuelanas na gestão da crise provocada por dois abalos sísmicos sequenciais.

A tragédia destruiu edificações civis e provocou milhares de mortes na região oeste da capital, Caracas.

O contingente militar tocantinense se somará às equipes técnicas de segurança pública de outros estados brasileiros para auxiliar na varredura das áreas afetadas e no suporte emergencial às comunidades isoladas.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo