
No Dia Mundial da Segurança do Paciente, Hospital Regional de Guaraí realiza ação de conscientização
O Dia Mundial da Segurança do Paciente é celebrado anualmente no dia 17 de setembro e a equipe do Hospital Regional de Guaraí ciente da relevância da data realizou com servidores e pacientes da unidade hospitalar uma ação de conscientização sobre a temática.
A atividade realizada na terça-feira, 17, foi coordenada pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, e ocorreu em todos os setores do hospital, onde a equipe realizou rodas de conversa sobre a necessidade do cuidado com a segurança do paciente.
A coordenadora do NSP, Dayane Andréia Simiema ressaltou que, “o objetivo da campanha foi fomentar a cultura de segurança e reduzir os danos desnecessários associados à assistência à saúde, além de melhorar a qualidade dos serviços dentro do hospital”. A profissional complementa que “trabalhamos lavagem correta das mãos, que é um ato efetivo na diminuição das infecções relacionadas à saúde e as equipes e pacientes foram receptivos e participaram de forma efetiva da campanha”.
Para o diretor-geral da unidade hospitalar, Claudio Reis de Oliveira, a iniciativa pode ajudar a salvar vidas e reduzir custos com a assistência a cada ano. “Quando os pacientes são orientados e tratados como parceiros em seus cuidados temos ganhos significativos na segurança e satisfação do paciente. Assim, o resultado do envolvimento dos pacientes em sua segurança é notável, reduzindo significativamente os danos a sua saúde”.
A enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente e integrante da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do (HRGUA), Thais Vieira Campos Prado Aguiar, afirmou que “essa ação é importante porque destaca a importância de proteger os pacientes de danos evitáveis e aprimora continuamente a qualidade dos cuidados já prestados. A segurança do paciente é um dos pilares fundamentais para prestação de cuidados de saúde e têm o objetivo de evitar incidentes e eventos como erros de medicação, infecções associadas ao cuidado e falhas de procedimentos. Esses erros podem levar a complicações graves, prolongamento da internação hospitalar, aumento dos custos, e o óbito do paciente. Então a nossa ação visa conscientizar todos os servidores da nossa unidade hospitalar”.
A data
O Dia Mundial da Segurança do Paciente é uma iniciativa promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a fim de aumentar a conscientização sobre a importância da segurança do paciente e melhorar a qualidade dos cuidados em saúde. O tema deste ano é ‘Melhorando o diagnóstico para a segurança do paciente’.
Edição: Aldenes Lima
Pacientes também foram abordados sobre a necessidade do cuidado durante a permanência no hospital. – Divulgação SES-TO file_download