
Servidores da Adapec recebem capacitação sobre planejamento de contratação em conformidade com a Lei de Licitações
Teve início nesta segunda-feira, 18, e segue até quarta-feira, 20, a capacitação sobre Planejamento da contratação em conformidade com a nova Lei de Licitações para servidores que atuam na Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). O curso está sendo realizado no auditório do Hospital Veterinário do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra).
Na abertura do curso, o presidente da Adapec, Paulo Lima destacou que buscou esta qualificação sobre licitação para os servidores da Agência porque o Governo do Estado trabalha de forma transparente. “Entendemos que este processo de licitação requer conhecimento e planejamento, e para darmos mais agilidade e qualidade aos nossos serviços administrativos estamos investindo neste curso,” referendou Paulo Lima.
Entre os principais temas a serem abordados estão a Lei nº 14.133; Planejamento da contratação – com abordagens em documentos de formalização de demandas, estudo técnico liminar, mapa de gerenciamento de riscos, termo de referência; Gestão de riscos – matrizes de risco, conversão de problemas em oportunidades; Fiscalização – validação de nota fiscal, validação de serviços prestados; Estudo de caso, entre outros.
O professor e palestrante do curso, Antônio Neto, elogiou a iniciativa da Agência em promover a capacitação para os servidores. “Muitos servidores encontram dificuldades na compreensão e interpretação da Lei 14.133 e a Adapec tomou a inciativa correta, visando a melhorias de suas atividades internas com planejamento e ações que possibilitarão mais qualidade tanto para planejar uma compra pública, quanto ao aspecto da gestão contratual, que irão ajudar na entrega do serviço,” ressaltou Antônio Neto acrescentando que com um bom planejamento é possível diminuir bastante os riscos.
A diretora de administração e finanças da Adapec, Ayla Dias, disse que a expectativa é que o curso possa agregar conhecimento e informações sobre a Lei 14.133, e assim trazer mais agilidade e eficiência aos trabalhos. “Está sendo uma grande oportunidade para todos os participantes, queremos facilitar e otimizar o tempo e a qualidade dos serviços em relação a aquisição de bens e de serviços,” pontuou.
Revisão Textual: Dinalva Martins / Governo do Tocantinskeyboard_arrow_up