
Gerência de sanidade animal da Adapec reúne responsáveis pelos programas sanitários para traçar metas sobre vigilância ativa
A gerência de sanidade animal da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) reúne os responsáveis técnicos pelos programas sanitários, na manhã desta quinta-feira,7, para discutir os desafios das vigilâncias ativas realizadas este ano e traçar as metas para realização da ação para os anos de 2025/2026. O objetivo das vigilâncias é a detecção de doenças que acometem os animais de produção para alerta precoce e/ou determinação da ausência ou análise da enfermidade.
De acordo com o gerente de sanidade animal, Sérgio Liocádio, estão sendo analisadas as propostas corretivas e a implantação de novos métodos para melhorar a eficiência das atividades. “Iremos focar, principalmente, nas propriedades de maiores riscos para as doenças mediante um planejamento baseado nas auditorias do Ministério da Agricultura e nas características do nosso estado”, avalia.
A Adapec conta com 16 programas sanitários, entre os quais destacamos: febre aftosa, controle da brucelose e tuberculose, controle da raiva dos herbívoros, sanidade dos equídeos, sanidade dos animais aquáticos, sanidade avícola e bem-estar animal.