
Hospital Regional de Xambioá orienta servidores sobre câncer de mama
Com objetivo de conscientizar os profissionais sobre o câncer de mama, o Hospital Regional de Xambioá (HRX) realizou na quinta-feira, 31, evento alusivo à Campanha Outubro Rosa com o tema ‘Pare! Se cuide, se toque, se ame’. A programação foi coordenada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP).
“Foi muito importante realizar esse evento, para conscientizar os nossos profissionais sobre o câncer de mama. No decorrer do evento houve também momento para cantar músicas, teve bate papo com profissional de saúde sobre a campanha outubro rosa, atividade física e relaxamento. No encerramento houve coffe break”, afirmou a diretora administrativa do HRX, Fernanda Miranda.
A fisioterapeuta do HRX, Mayra Náyra, destacou que “é importante ter essas ações dentro das unidades hospitalares, pois além de trazer assuntos e dados mais atualizados, nos ajuda na conscientização desse autocuidado, que devemos ter. Por muitas vezes estamos focados em ajudar os pacientes e acabamos deixando esse cuidado conosco um pouco de lado”.
“Outubro Rosa é um momento de mobilização social para reforçar a importância do autocuidado, de como é importante a prevenção. Precisamos nos cuidar, e cuidar do nosso próximo. Às vezes com a correria, não temos esse olhar para nós mesmos. E é muito importante nos cuidar também espiritualmente, mentalmente e principalmente conhecer o nosso corpo. Essa mobilização coloca nós mulheres em primeiro plano, e que seja algo contínuo em nossas vidas não apenas no mês de outubro”, pontuou a assistente, Louise Alves.
Segundo a enfermeira, Aracy Pereira Barros, “esse foi um evento de grande relevância, porque falar de câncer de mama e prevenção de cuidados com a mulher é muito importante, deixar essa disponibilidade para a gente trocar ideias e buscar mais informações. Foi um evento que trouxe bastante conhecimento, a forma dinâmica de apresentar o assunto foi a roda de conversa, e a palestrante foi uma mulher que já está há anos à frente do programa do câncer de mama e colo de útero. Eu acho que foi extremamente enriquecedor, e eventos como esse precisam se repetir, para trazer novos temas dentro das unidades hospitalares e assim nos trazer mais conhecimento”.
Câncer de mama
O câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. São vários os tipos de câncer de mama, alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico e possibilitam melhores resultados estéticos.