SAÚDE

HGP promove a Campanha Lenço Solidário

Com intuito de arrecadar lenços para elevar a autoestima, aos pacientes que fazem o tratamento de câncer, o  Hospital Geral de Palmas (HGP) promove a ‘Campanha Lenço Solidário’. Mais de 900 pacientes realizam tratamento na Unidade de Assistência de Alta complexidade em Oncologia (UNACON) da unidade. Os pontos de coleta são a recepção da UNACON ou no setor de Humanização pelo whatsApp (63) 3218-7898.

Dentre os acessórios que a campanha arrecada estão: lenços, chapéus, perucas, turbantes e toucas. A doação ajudará a colorir a esperança e autoestima de pacientes na luta contra o câncer.

Segundo a enfermeira da UNACON, Amanda Moraes, “realizamos atendimento de diversos pacientes e cada  doação  faz a diferença para nossos usuários. Os itens doados serão distribuídos aos pacientes durante as consultas ou sessões de quimioterapia. Lembrando que a unidade atende  além de adultos, crianças e adolescentes. Por isso contamos com a colaboração das pessoas para que possamos proporcionar momentos de esperança e autoestima aos nossos pacientes. os homens e mulheres também gostam de chapéus”.

Para a técnica em contabilidade e voluntária, Valderez Martins Brito que atualmente faz acompanhamento na UNACON do HGP e usou os acessórios na época em que realizava tratamento, “os lenços são importantes porque eles  protegem do sol,   enfeita e  fornece um certo alento para o paciente, por causa do impacto e para aquelas pessoas que nos rodeiam. É um símbolo da nossa luta pela vida, do nosso esforço para continuar vivendo. E eu gostava, assim, do uso do lenço e boinas. Esta campanha é incrível,  que assim como eu que usei durante meu tratamento irá beneficiar ficar mais pacientes”.

Sobre o Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama – o laço cor-de-rosa – foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente. 

Revisão Textual: Aldenes Lima/Governo do Tocantins

A unidade também atende crianças – Luciana Barros/Governo do Tocantins file_download

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo