SAÚDE

SES-TO debate implementação do PlanificaSUS

Com objetivo de melhorar os serviços na Atenção Primária, foi realizada na Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO), na sexta-feira, 13, reunião sobre o projeto de Planificação da Atenção à Saúde (PlanificaSUS). Presente em 11 estados, o projeto visa melhorias no atendimento à população. Participaram da reunião coordenada pela Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde (SPAS), servidores da atenção primária do Estado, demais áreas da SES-TO e representantes do Hospital Israelita Albert Einstein, parceiros do projeto.

O PlanificaSUS é voltado para a organização e integração da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Especializada (AE), que atendem os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto foi retomado de forma gradativa mediante qualificação dos profissionais, num processo de educação permanente, monitoramento, avaliação e identificação de indicadores, com objetivo de qualificar o processo de trabalho das gestões e das equipes de saúde pública, para que sejam mais eficientes e resolutivas às necessidades da população. 

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (ProadiSUS), desenvolveram a metodologia do PlanificaSUS, para operacionalizar a Programação Anual de Saúde (PAS).

“Se nós trabalharmos na lógica de rede, é fundamental que funcione de forma integrada. Eu acredito que esse seja o principal objetivo do Planifica SUS, fazer com que todos os pontos de atenção da rede se comuniquem para que esse cuidado com relação ao usuário ou paciente seja completo, desde uma necessidade preventiva até mesmo um cuidado de alto risco quando ele precisar acontecer. Então é muito bom ver todos os atores da rede de diferentes partes caminhando numa mesma direção”, destacou o servidor da Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias (SUHP-SES-TO), Renato Louzada.

O servidor da SPAS/SES-TO, Hiolo Silva Werreria, participou da reunião e afirmou que “essa reunião é importante para alinhar com algumas pessoas representativas do Estado de diversas áreas, sobre esse projeto batizado aqui no Tocantins como Planifica Ilha. Então, essa reunião especificamente está apresentando o projeto para diversos atores que poderão se tornar tutores estaduais, pessoas que vão contribuir com a implementação do projeto em uma região já predeterminada que é a região de saúde da Ilha do Bananal. A principal parceria é da equipe do Hospital Israelita Albert Einstein, e eles estão aqui porque eles vão nos capacitar para realizar essas mudanças, a implantação desse projeto, que é a melhoria dos serviços na atenção primária”.

Revisão Textual: Aldenes Lima/Governo do Tocantins

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo