

Com foco na transparência comercial e na proteção do consumidor, a Agência de Metrologia do Tocantins iniciou uma força-tarefa em estabelecimentos comerciais para averiguar se os produtos vendidos estão com as informações corretas sobre quantidade e peso. A ação, que começou neste dia 5 , faz parte de uma operação nacional coordenada com o Inmetro.
Nesta etapa, os técnicos da Agência estão percorrendo supermercados, mercearias e lojas especializadas em itens de higiene e beleza. O objetivo é fiscalizar se produtos como shampoos, condicionadores e sabonetes frequentemente vendidos como opção de presente no Dia das Mães estão dentro dos padrões exigidos por lei quanto ao peso e volume declarados nas embalagens.
Segundo o presidente da AEM, Ronan Dorneles de Sousa, o esforço visa garantir que os consumidores levem exatamente aquilo que estão pagando. “A Operação Especial Dia das Mães tem por objetivo verificar os produtos para a conferência entre peso informado e peso medido”.
Pré-medidos
Boa parte dos itens comercializados no país cerca de 85% se enquadra na categoria de pré-medidos. Isso significa que eles são embalados e pesados antes de chegarem às prateleiras, sem a presença do comprador. Esses produtos precisam apresentar, de forma clara e correta, informações como o peso bruto e outros dados obrigatórios no rótulo.
Alerta
A equipe da Agência de Metrologia destaca que qualquer item colocado à venda, seja produzido de forma industrial ou artesanal, precisa estar devidamente embalado e apresentar, no rótulo, a indicação do peso total do produto.