
O Hospital Regional de Paraíso do Tocantins (HRPT) realizou na última semana, cirurgias eletivas por meio do Programa de Aprimoramento de Gestão Hospitalar (PAGH-Cirúrgico), conhecido como Opera Tocantins. Dentre os procedimentos realizados estão histerectomias totais, salpingectomia e colecistectomias, por videolaparoscopia.
Rita de Cássia da Conceição Sales, de 44 anos, residente em Lagoa da Confusão, foi uma das pacientes atendidas e expressou sua satisfação com o atendimento. “Encontrei todo o respaldo dos multiprofissionais do regional. Além de ter um ótimo atendimento. Fiquei nervosa no início, mas toda equipe esteve ao meu lado, e isso me trouxe mais tranquilidade. Meu caso foi delicado devido ao tamanho do mioma, mas segunda-feira devo ir para casa, e agora posso voltar a ter uma vida com melhor qualidade”.
Outro caso notável foi o de J. M. L., de 15 anos, de Paraíso, que realizou uma colecistectomia. “Sentia dores intensas e tudo foi muito rápido. Amanhã já vou para casa. Quero registrar à toda equipe meu muito obrigada pelo acolhimento”, afirmou.
O diretor-geral do HRPT, Diego Segger ressaltou a importância da realização das cirurgias eletivas. “É muito gratificante ver o HRPT trabalhando em equipe para oferecer cirurgias eletivas aos pacientes. Por meio desse Programa, os pacientes que aguardam na fila de espera são atendidos com mais agilidade. Agradecemos os esforços de toda a equipe multiprofissional do HRPT, que se dedicam 24 horas”.
O Opera Tocantins
O Opera Tocantins, iniciativa do Governo do Estado, proporciona a realização de cirurgias fora do horário de trabalho dos profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros. Os trabalhadores recebem adicionais por sua participação nas cirurgias, que são direcionadas a pacientes da Central Estadual de Regulação (CER).