
Com objetivo de proporcionar um ambiente de trabalho acolhedor e visando atendimento de qualidade para os pacientes, o Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG) realizou na terça-feira, 10, reunião para acolhimento e recepção dos novos estagiários dos cursos de radiologia, enfermagem e medicina. Na ocasião, 57 estudantes da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) e Centro Educacional de Cursos Profissionalizantes Santa Rita (CESRT) de Augustinópolis, receberam orientações sobre o fluxo hospitalar, demandas referentes aos estágios e localização dos setores.
A diretora-geral do HRAUG, Vilma Jovino, afirmou que, “essa acolhida aos acadêmicos em nosso Hospital é um momento ímpar, onde podemos repassar aos alunos a importância destes dentro desta instituição de saúde como também o privilégio que estes estão tendo de participar da assistência real prestada aqui, é o momento em que a teoria e a prática se unem em prol dos nossos usuários do Sistema Único de Saúde”.
O estudante do 4º período do curso de medicina, Anderson Silva Carneiro, destacou que “este hospital é o nosso principal local de atendimento, tanto municipal quanto regional. E essa reunião de acolhimento é de suma importância para nós acadêmicos, pois sem dúvidas é nesse hospital que iremos atuar de forma realística e colocar em prática os conhecimentos teóricos do curso. Sem sombra de dúvidas, será no âmbito hospitalar que presenciaremos a realidade, e a importância que a nossa formação tem sobre a comunidade. Portanto, é nítido e satisfatório observar, o acolhimento do setor administrativo e atuante, demonstrando assim total apoio e acolhimento para conosco, e disposição para ensinamentos e contribuições diretas para o nosso crescimento socioprofissional, agradecemos grandemente a toda equipe do hospital pelo acolhimento e declaramos nossa ansiedade em trabalhar e aprender”.
“É com grande alegria e satisfação que recebemos na nossa unidade, os acadêmicos do curso técnico de radiologia e graduandos de medicina e enfermagem. Esse momento se faz necessário para apresentações dos representantes de setores, leitura da portaria referente ao estágio e demais informações necessárias para um bom tempo de aprendizado. Desejo um ótimo e abençoado estágio a todos”, disse a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP/HRAUG), Edna Carla Lima.
A enfermeira e coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE/HRAUG), Marcia Cristina Boldrin de Siqueira, enfatizou que “foi um momento de grande satisfação poder receber os acadêmicos de enfermagem, medicina e os estudantes do curso técnico de radiologia para o aprendizado e troca de experiências. O trabalho no núcleo de epidemiologia é fundamental para a promoção da saúde, prevenção de doenças e melhoria da qualidade da assistência hospitalar. Em parceria com núcleo hospitalar de epidemiologia, eles terão a oportunidade de vivenciar na prática os conceitos estudados em sala de aula, observando e colaborando com a vigilância epidemiológica, controle de infecções hospitalares e análise de dados que impactam diretamente o cuidado aos pacientes. Aproveitamos a oportunidade dada por Deus de executarmos tão nobres profissões que visam somente a prática da arte de cuidar em prol do bem comum”.
A coordenadora de estágios da Universidade do Tocantins (UNITINS), Nara Cristina Pereira da Silva, relatou que “gostaria de expressar nossa sincera gratidão ao Hospital Regional Augustinópolis pela parceria com o curso de Medicina. A oportunidade de vivenciar a prática médica no ambiente hospitalar é essencial para formação dos nossos acadêmicos, e o acolhimento e apoio que recebemos da equipe têm sido fundamentais para o desenvolvimento profissional. Essa colaboração reflete um compromisso com a educação e a saúde, contribuindo para a construção de futuros médicos preparados e humanizados. Muito obrigado por essa valiosa parceria!”.
Edição: Aldenes Lima/Governo do Tocantins