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Governo esclarece pagamento de servidores pelo BRB e orienta sobre abertura de conta e portabilidade

Governo esclarece pagamento de servidores pelo BRB e orienta sobre abertura de conta e portabilidade

 

Nesta segunda-feira, 16, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Secad), prestou esclarecimentos aos servidores públicos e pensionistas sobre a nova forma de pagamento dos salários, que agora será feita pelo Banco de Brasília (BRB), a partir do mês de junho. Segundo o secretário Paulo César Benfica, não haverá qualquer prejuízo para os servidores, e o BRB está expandindo sua presença com novas agências e pontos de atendimento em várias regiões do estado.

De acordo com o secretário, é essencial que o servidor ou pensionista informe ao setor de Recursos Humanos (RH) do órgão onde trabalha o número da conta aberta no BRB seja ela criada de forma espontânea ou automaticamente pelo Estado.

“Os servidores já estão com suas contas abertas, seja de forma voluntária, por meio do aplicativo, ou por iniciativa do próprio Estado. Portanto, os salários serão depositados normalmente, sem qualquer prejuízo. Como a relação do cidadão com o banco é um direito do consumidor, cada um pode optar por manter ou não o recebimento pelo BRB, mas é necessário manter a conta no banco. Quem já possui um banco habitual e optar pela portabilidade, poderá continuar movimentando a conta escolhida. Todos os direitos do consumidor estão sendo e continuarão sendo plenamente respeitados”, explicou Benfica.

A abertura da conta no BRB pode ser feita de forma totalmente digital, usando o aplicativo do banco, disponível para celulares Android e iOS. Quem precisar de ajuda, também pode comparecer a uma agência para receber apoio. Após criar a conta, o servidor deve enviar os dados ao setor de RH do seu órgão, garantindo que tudo esteja atualizado para o sistema oficial de pagamento.

Entrega de cartões

Os cartões do banco serão entregues no endereço informado no momento da abertura da conta.  “Além do correio tradicional, o banco está com uma empresa terceirizada para facilitar essas entregas. Quem ainda não recebeu o cartão, pode entrar em contato pelos canais de atendimento do banco para solicitar informações sobre a entrega”, ressaltou o secretário.

Atendimento nas cidades do interior

Os servidores de Araguaína, Gurupi e Porto Nacional podem buscar atendimento no Pronto Atendimento ao Cidadão (PronTO), das 8h às 14h, até o dia 30 de junho. O BRB também vai atuar em mais 26 municípios, com postos de atendimento temporários até que as agências fixas sejam implantadas em locais estratégicos.

Onde sacar dinheiro

Por enquanto, os saques podem ser feitos nos caixas eletrônicos das agências do BRB em Palmas. No segundo semestre, Araguaína, Gurupi e Porto Nacional também contarão com unidades com caixas 24 horas. A previsão do banco é expandir as opções de saque para supermercados e farmácias em outras cidades.

Detalhes sobre a conta BRB

As contas abertas no BRB já vêm com integração entre conta corrente, poupança e salário. O servidor pode desativar qualquer modalidade que não desejar. O cartão físico será enviado em até 10 dias úteis, mas o cartão virtual já pode ser usado em até 24 horas após a criação da conta, diretamente pelo aplicativo.

Opção por portabilidade

Quem quiser continuar recebendo em outro banco poderá solicitar a portabilidade no BRB após abrir a conta. O servidor tem liberdade de escolha, sem perder nenhum direito.

Canais de atendimento do BRB

Dúvidas podem ser tiradas pelo chat no aplicativo do banco ou pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), disponível 24 horas pelos telefones 0800 648 6161 e 0800 648 6162 (atendimento exclusivo para pessoas com deficiência).

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