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Governo e DNIT firmam acordo para recuperar 380 km de rodovias danificadas após queda da ponte JK na BR-226

Governo e DNIT firmam acordo para recuperar 380 km de rodovias danificadas após queda da ponte JK na BR-226

 

A queda da ponte Juscelino Kubitschek, no fim de 2024, provocou um impacto direto na malha viária do Tocantins. Com o redirecionamento do tráfego para rodovias estaduais, o desgaste nas pistas aumentou e gerou necessidade urgente de manutenção. Para enfrentar o problema, o Governo do Tocantins e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) firmaram um acordo que oficializa o início das obras de recuperação.

O governador Wanderlei Barbosa esteve nessa quarta-feira, 21, na sede do DNIT, em Brasília, onde participou de uma reunião que marcou a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre os governos estadual e federal. A medida prevê a restauração de trechos críticos em rodovias como a TO-010, TO-126, TO-134, TO-201, TO-210, TO-222, TO-404 e TO-415, além de algumas vias urbanas.

O chefe do Executivo tocantinense foi acompanhado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Amélio Cayres, e pelo deputado federal Ricardo Ayres. O encontro com o diretor-executivo do DNIT, Carlos Barros, garantiu a formalização do pacto entre o órgão federal e a Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto).

Reparo inclui rodovias estaduais e vias urbanas

Com o aumento do fluxo de veículos após a queda da ponte na BR-226 que liga Aguiarnópolis (TO) a Estreito (MA), a malha estadual sofreu sérios danos. O novo acordo transfere ao DNIT a responsabilidade pela manutenção, conservação e restauração de mais de 380 quilômetros de rodovias afetadas.

“Tivemos uma reunião importante e produtiva com o diretor-executivo do DNIT, Carlos Barros, na qual finalizamos o processo para manutenção dos trechos das rodovias impactadas pela queda da ponte. São mais de 380 quilômetros de rodovias, incluindo algumas vias urbanas. O DNIT assume o compromisso de fazer toda a reparação, recuperação e restauração desses trechos danificados pelo excesso de trânsito”, afirmou o governador.

Ponte rompida provocou colapso logístico

Desde o rompimento da ponte Juscelino Kubitschek no fim de dezembro de 2024, rotas alternativas precisaram ser acionadas para garantir o transporte de cargas e o deslocamento da população. A malha estadual e vias municipais passaram a absorver o tráfego, resultando em deterioração acelerada de diversas estradas.

A solução emergencial agora se soma a outra frente de atuação do Governo do Tocantins: a construção de uma nova ponte sobre o Rio Tocantins, que está em fase de projeto. A obra definitiva será conduzida com apoio do Ministério dos Transportes, e busca restaurar de forma plena a conexão entre os estados do Tocantins e Maranhão.

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