

Com o objetivo de valorizar a pesca esportiva e fomentar o turismo ligado à atividade, a Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea), em articulação com a Agência de Turismo de Palmas (Agtur), promoveu um workshop especial durante a Agrotins 2025, com a presença de um dos maiores nomes do setor: o renomado pescador Nelson Nakamura.
A atividade aconteceu no Pavilhão da Pesca e Aquicultura, no Parque Agrotecnológico Mauro Mendanha, e contou com demonstrações práticas e bate-papo com o público. Ao lado dos filhos, Vitor e Renan, Nakamura compartilhou dicas sobre técnicas de arremesso, tipos de iscas e boas práticas para a pesca consciente.
Além da abordagem técnica, o workshop ofereceu espaço para o público tirar dúvidas e conhecer mais sobre a atuação da família Nakamura, que viaja o Brasil divulgando a pesca esportiva como atividade sustentável, de lazer e com forte potencial econômico.
As apresentações se estendem até a sexta-feira, 16, como parte da programação da Sepea dentro da feira, que celebra os 25 anos da maior mostra agrotecnológica do Norte do país.
Mais que oficina
Ainda dentro das atividades previstas para esta sexta, a Sepea promove a 6ª Reunião Técnica de Produção de Peixes em Tanques Redes e o 1º Encontro de Aquicultores do Tocantins (AquiTins), reunindo produtores, técnicos e gestores para discutir os desafios e oportunidades da cadeia produtiva.
Projeto futuro
Após o encerramento das atividades do primeiro dia, os Nakamura participaram de uma reunião com o secretário da Pesca e Aquicultura, Rodrigo Ayres, e com o secretário-executivo Jefferson Zêra. Em pauta, um projeto ambicioso: a criação de uma Liga da Pesca e um Torneio Estadual de Pesca Esportiva, com etapas em diferentes regiões do Tocantins.
Encantado com o que viu, Nelson Nakamura destacou o potencial natural do estado para se tornar uma referência nacional na modalidade. “Vocês têm um potencial enorme. A pesca esportiva do Tocantins é forte, conhecida e tem esse lago incrível no quintal de vocês, o que propicia essa prática”.