

O governador Wanderlei Barbosa recebeu, nessa terça-feira, 13 , em Palmas, representantes do Consórcio Brasil Central (BrC) para avançar em pautas estratégicas para o Tocantins, como a compra compartilhada de aeronaves e de insumos farmacêuticos. José Eduardo, secretário-executivo do BrC, apresentou as etapas finais dos processos de aquisição que envolvem todos os estados-membros.
Durante o encontro, foi confirmado que o BrC está em fase final de licitação internacional para a compra de 26 helicópteros duas das quais serão entregues ao Tocantins. O edital foi lançado em fevereiro, em Brasília, com a assinatura dos governadores dos estados do grupo.
“Quero agradecer a vocês e também ao presidente [do Consórcio], o governador do Goiás, Ronaldo Caiado, e a toda a diretoria do Consórcio Brasil Central. As informações trazidas são extremamente importantes para nós. Temos alcançado economias significativas por meio das compras realizadas em conjunto, especialmente de medicamentos e outros itens coordenados pelo Consórcio. Essas ações fortalecem a economicidade para os estados que integram o grupo”, disse o governador Wanderlei Barbosa.
“A aquisição dessas aeronaves é extremamente importante, sobretudo porque elas serão destinadas à unidade integrada, que vai atender todas as forças de segurança e demais secretarias do estado. Sabemos da importância dos helicópteros aqui, não só para as atividades de segurança pública, mas também para o combate a incêndios, localização de vítimas e o deslocamento de equipes. Por isso, é fundamental termos essas aeronaves e elas chegarão totalmente equipadas para atender a todo tipo de serviço”, explicou o secretário de Segurança Pública, Bruno Azevedo.
Economia de 30% na compra de medicamentos
Outro ponto alto da reunião foi a compra conjunta de medicamentos pelo BrC, que tem gerado ao Tocantins uma economia de 30% equivalente a cerca de R$ 1,8 milhão ao ano. “Em toda a parte de aquisições, o volume que temos e a logística preparada pelo Consórcio em relação à compra de medicamentos é fantástica. Isso tem nos beneficiado, inclusive com mais celeridade no atendimento das nossas demandas. Temos um contrato firmado com o Consórcio Brasil Central, e conseguimos realizar reposições e aquisições em tempo recorde, se comparado ao trâmite administrativo padrão dentro do estado do Tocantins. É uma grande satisfação, um benefício importante para nós, da gestão da saúde, e, principalmente, para o usuário, que está sendo atendido e assistido com esses medicamentos”, destacou Carlos Felinto.
Resultados e próximos passos
Ao finalizar sua apresentação, José Eduardo destacou o êxito da cooperação entre os sete estados do BrC. “O Consórcio Brasil Central é composto por sete estados, e a união de esforços entre esses governadores têm transformado o Consórcio em uma iniciativa vitoriosa e eficiente entre as unidades da federação que a ele pertencem. Sobre o processo de aquisição das aeronaves, ele já se encontra em fase final — com a análise das propostas apresentadas pelas companhias especializadas na venda de helicópteros. Um grupo técnico, juntamente com o leiloeiro oficial do consórcio, está conduzindo essa análise com muito critério”.