

Com o objetivo de ampliar o acesso ao conhecimento sobre o papel do Poder Legislativo e incentivar a participação cidadã, a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) está promovendo uma série de atividades educativas em Augustinópolis e Araguatins. A iniciativa ocorre até quinta-feira, 15 , como parte da programação da II Semana Nacional da Educação Legislativa.
Coordenada pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), a mobilização é realizada simultaneamente em diversas regiões do país, unindo escolas legislativas com foco na formação política e na valorização da democracia.
As atividades começaram em Augustinópolis na noite de segunda-feira, 12, no Colégio Estadual Manoel Vicente de Sousa. O evento contou com a presença de estudantes do Ensino Médio, participantes do Curso Preparatório para Concursos e Vestibulares da própria escola legislativa, além de moradores da comunidade.
Na terça-feira, 13, foi a vez dos alunos do Ensino Fundamental participarem da iniciativa. A atividade ocorreu na Escola Municipal Alfredo Paulino, às 15 horas, e reuniu turmas do 1º ao 5º ano. Além disso, alunos do curso de inglês ofertado pela Escola do Legislativo e outros moradores da região também acompanharam o encontro.
Em Araguatins, Câmara Municipal será palco de encerramento das atividades
A programação será concluída na cidade de Araguatins, na próxima quinta-feira, 15, a partir das 19 horas, na Câmara Municipal. O foco do público será composto por universitários e estudantes do Curso Preparatório para Concursos e Vestibulares. A comunidade local também está convidada a participar.
Informação como ferramenta de transformação
Durante todos os encontros, o diretor da Escola do Legislativo, Júlio Oliveira, conduz uma apresentação sobre o funcionamento da Assembleia Legislativa do Tocantins e dos cursos disponibilizados pela instituição. “Levar
informações sobre a Assembleia e sobre a Escola às cidades do interior é
uma missão que reforça o nosso compromisso com a cidadania e a educação
política. Nós acreditamos que entender o funcionamento do Legislativo,
conhecer seus direitos e deveres é fundamental para o fortalecimento da
democracia – ainda mais contando com o apoio das Câmaras Municipais das
cidades”.
A presença da Aleto nos municípios
O presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres (Republicanos), ressaltou a importância da ação, que agora faz parte do calendário oficial do país. “Quando o Legislativo
vai até a população, mostramos na prática que o conhecimento não tem
fronteiras e que a Casa do Povo está presente em cada canto do
Tocantins”.
Educação Legislativa como política de Estado
A Semana Nacional da Educação Legislativa foi oficializada pela Lei Federal nº 14.798/2024 e tem como missão fomentar a educação política e o exercício da cidadania. Com foco em pessoas de todas as idades, a iniciativa busca estreitar os laços entre a população e o poder público, por meio de conteúdos educativos e acessíveis.