

Antes mesmo do nascer do sol, moradores da região sul de Palmas já formavam uma longa fila em frente ao Cras Xerente, no Jardim Taquari. O motivo: garantir atendimento durante a 3ª edição da Semana Nacional do Registro Civil o mutirão Registre-se, que teve início nesta segunda-feira, 12, e vai até o dia 16 de maio.
Na unidade, foram disponibilizados serviços gratuitos como emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito, reconhecimento de paternidade, mediação de conflitos e suporte da Defensoria Pública.
A abertura da ação contou com presença de autoridades do Executivo e do Judiciário. Participaram o vice-prefeito de Palmas, Carlos Eduardo Velozo; o corregedor-geral de Justiça do Tocantins, Pedro Nelson de Miranda Coutinho; a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Maysa Vendramini; e o secretário executivo de Ação Social, Amílson Rodrigues. Também estiveram presentes representantes de cartórios, juízes, servidores públicos e membros da comunidade.
“Documento na mão é dignidade garantida”
Durante a cerimônia, o vice-prefeito Carlos Eduardo ressaltou o papel essencial do evento. “O registro civil, o reconhecimento de paternidade, a carteira de identidade são instrumentos que promovem dignidade, cidadania e acesso aos serviços públicos. Por isso, enquanto Prefeitura, nos alegramos em abrir as portas dos nossos equipamentos e fazer parte desta iniciativa nacional realizada pelo Conselho Nacional de Justiça em todos os estados brasileiros”.
Justiça reforça importância da união entre instituições
O corregedor Pedro Nelson de Miranda Coutinho destacou que o sucesso do mutirão só é possível com esforço coletivo. “Faço questão de agradecer e reconhecer o papel essencial de todos os parceiros do Registre-se: cartórios, órgãos de segurança, Prefeitura, servidores. Todos se unem nesta semana para promover uma ação concreta e transformadora na vida da comunidade”.