

O Governo do Tocantins está mobilizando os municípios do estado para que promovam, até 30 de junho, as suas respectivas Conferências Municipais das Cidades. A iniciativa é coordenada pela Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd) e representa a fase inicial de preparação para a 6ª Conferência Estadual das Cidades, marcada para ocorrer entre os dias 22 e 24 de agosto, em Palmas.
Com o lema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, os encontros municipais abrem espaço para que moradores, lideranças comunitárias e gestores locais debatam os principais desafios das áreas urbanas e apresentem propostas concretas. As ideias consolidadas nestas etapas serão encaminhadas para as discussões em nível estadual, que, por sua vez, alimentarão os eixos temáticos da Conferência Nacional das Cidades.
De acordo com o secretário da Secihd, Ubiratan Carvalho da Fonseca, o envolvimento dos municípios dentro dos prazos estabelecidos é essencial para garantir a legitimidade do processo. “Para que o Estado do Tocantins chegue à etapa Nacional com propostas urbanas sustentáveis, democráticas e inclusivas é necessário que todas as etapas do processo sejam realizadas dentro do prazo estabelecido de acordo com a diretrizes do Ministério das Cidades”.
Datas importantes
-
Conferências Municipais: até 30 de junho de 2025
-
Conferência Estadual (Palmas): 22 a 24 de agosto de 2025
-
Conferência Nacional (Brasília): até outubro de 2025
Onde buscar informações
Quem quiser detalhes sobre como organizar ou participar das conferências pode acessar os sites www.to.gov.br, no menu Conferência das Cidades, ou www.reduz.org. Também é possível entrar em contato com a coordenação do evento pelo e-mail conf.cidades@secihd.to.gov.br ou via WhatsApp: (63) 9 9985-7371.
O que é a Conferência Nacional das Cidades
Criada em 2003 pelo Ministério das Cidades, a Conferência Nacional das Cidades é um espaço de construção coletiva de políticas públicas voltadas à melhoria das áreas urbanas. Participam dos debates representantes dos poderes públicos e da sociedade civil, discutindo temas como habitação, mobilidade, saneamento, meio ambiente, inclusão digital, resiliência urbana e igualdade de oportunidades.