NOTÍCIASTOCANTINS

Campanha estadual incentiva autodeclaração racial para fortalecer políticas de equidade nas escolas

Campanha estadual incentiva autodeclaração racial para fortalecer políticas de equidade nas escolas

 

Com foco em promover uma educação mais justa e representativa, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza, até esta sexta-feira, 9 , uma mobilização voltada à conscientização sobre a autodeclaração étnico-racial durante o processo de matrícula nas escolas públicas. A ação integra a agenda do programa Poder Afro e segue diretrizes da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ).

Ao longo da semana, equipes pedagógicas estarão engajadas em ações informativas com estudantes e responsáveis, reforçando a relevância do preenchimento correto da autodeclaração de cor ou raça no Sistema de Gerenciamento Escolar (SGE). A proposta é garantir que cada estudante possa expressar sua identidade com liberdade e segurança, contribuindo para uma base de dados mais precisa.

Dados que impactam políticas públicas

As informações fornecidas pelas famílias e estudantes são fundamentais para traçar o perfil étnico-racial da comunidade escolar e orientar decisões administrativas. Os dados alimentam registros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Censo Escolar, sendo essenciais para manter atualizadas políticas de ações afirmativas, como cotas em universidades públicas (Lei nº 12.711/2012) e em concursos públicos.

Educação com base em identidade e justiça social

A atualização correta das informações possibilita que as escolas planejem estratégias voltadas à inclusão e ao respeito às diferenças raciais. A coordenadora do Núcleo de Educação Escolar Quilombola e Educação para as Relações Étnico-Raciais da Seduc, Karoline de Oliveira Rebouças, lembra que a autodeclaração é um exercício de cidadania.

“Ao declarar sua cor ou raça para registro correto, o estudante exerce um direito, fortalece a luta por igualdade e favorece a implementação de políticas de equidade que respondam às necessidades reais das comunidades escolares”, afirmou a coordenadora.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo