

Os dados mais recentes do Novo Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) na quarta-feira, 30, revelam que o Tocantins atravessa uma de suas melhores fases na criação de empregos com carteira assinada.
A análise, que cobre o período de março de 2024 a fevereiro de 2025, mostra a abertura de mais de 9,5 mil postos formais de trabalho. Só nos primeiros três meses de 2025, foram mais de 5,9 mil novos vínculos empregatícios o maior resultado registrado desde o início da série histórica, em 2020.
Para o governador Wanderlei Barbosa, o resultado simboliza o impacto direto de uma gestão comprometida com o fortalecimento da economia local. “Neste Dia do Trabalhador, temos um motivo especial para comemorar: o Tocantins alcançou mais um marco histórico ao gerar mais de 5,9 mil empregos com carteira assinada no primeiro trimestre de 2025. Isso é resultado direto de um governo que trabalha com responsabilidade, planejamento e compromisso. Estamos avançando com segurança, atraindo investimentos, fortalecendo o setor produtivo e, principalmente, garantindo oportunidades reais para nossa gente”.
O secretário estadual de Planejamento e Orçamento, Sergislei de Moura, reforçou que o desempenho positivo é reflexo de medidas planejadas com foco na estabilidade econômica e na geração de confiança para quem quer empreender no estado. A determinação do governador é para que o planejamento trabalhe sempre com foco na melhoria da qualidade de vida da sua população e também dos seus servidores. Com isso temos buscado formas e recursos para implementar os direitos, atrair investidores, e dar segurança para que as empresas se consolidem no estado, gerando melhores oportunidades para os tocantinenses”.
Setores que puxaram a geração de empregos
Entre janeiro e março de 2025, todos os grandes setores econômicos registraram aumento no número de contratações. O destaque ficou com o setor de Serviços, que gerou 2.971 novas vagas, seguido pela Agropecuária (898), Comércio (881), Construção (716) e Indústria (502). A maior parte das vagas (70%) foi ocupada por homens. Jovens entre 18 e 24 anos também se destacaram, preenchendo 44% dos novos postos.
Crescimento também na renda e no número de empresas
Em março de 2025, o Tocantins registrou mais de 264 mil empregos formais ativos o maior volume para esse mês desde 2020. O salário médio de admissão ficou em R$ 1.902,94, com alta de 2,07% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.
O avanço também se reflete no crescimento empresarial. O estado contabiliza atualmente 150.873 empresas ativas e, somente no primeiro trimestre deste ano, 10.017 novos negócios foram abertos o maior volume para o período nos últimos cinco anos.
