NOTÍCIASTOCANTINS

Nova frota de ônibus zero km começa a circular em Palmas a partir do dia 7, com tarifa gratuita até 11 de maio

Nova frota de ônibus zero km começa a circular em Palmas a partir do dia 7, com tarifa gratuita até 11 de maio

 

A cidade de Palmas vai colocar em circulação, a partir da próxima quarta-feira, 7 de maio, uma nova frota de ônibus totalmente composta por veículos zero quilômetro. Ao todo, são 154 veículos  sendo 140 ônibus para operação regular, 14 de reserva e 10 vans adaptadas adquiridos por meio de contrato emergencial firmado entre a Prefeitura e a empresa Sancetur (Santa Cecília Turismo Ltda).

Para facilitar a adaptação dos usuários ao novo sistema, a Prefeitura determinou que o serviço será gratuito entre os dias 1º e 11 de maio. A cobrança da tarifa será retomada no dia 12, com valor de R$ 4,85.

De acordo com o prefeito Eduardo Siqueira Campos, a renovação da frota garante à cidade o título de única capital brasileira com 100% dos ônibus novos. Todos os veículos possuem ar-condicionado, tomadas para carregar celulares, Wi-Fi, câmeras de segurança e sistema de rastreamento por GPS. As vans atenderão pessoas com mobilidade reduzida, realizando transporte porta a porta para tratamentos de saúde, como fisioterapia.

“São 154 novos veículos que irão atender plenamente a população, com partidas otimizadas a cada 20 minutos, garantindo mais conforto e pontualidade. Além disso, contamos com 10 vans que farão o transporte de pessoas com dificuldade de locomoção diretamente de suas casas para tratamentos como fisioterapia. Em breve, novas estações e pontos de ônibus também serão entregues. Todos os veículos possuem georreferenciamento, ar-condicionado, tomadas para celular, Wi-Fi e câmeras de segurança, oferecendo tecnologia, inclusão e dignidade no transporte público de nossa capital”, afirmou o prefeito.

Frota chega em etapas e passa por vistoria

Os novos veículos estão sendo entregues gradualmente, respeitando o limite de 16 por dia, conforme determinação do DNIT metade pela manhã e metade à noite. Cerca de 70 ônibus e algumas vans já chegaram nessa terça-feira, 30. Todos os veículos passarão por inspeção técnica antes de iniciarem a operação oficial.

Economia e aumento na oferta do serviço

Os novos veículos estão sendo entregues gradualmente, respeitando o limite de 16 por dia, conforme determinação do DNIT — metade pela manhã e metade à noite. Cerca de 70 ônibus e algumas vans já chegaram nessa terça-feira, 30. Todos os veículos passarão por inspeção técnica antes de iniciarem a operação oficial.

Contrato emergencial antecede licitação definitiva

A contratação emergencial, oficializada no Diário Oficial do Município em 16 de abril, é legal e tem como objetivo sanar rapidamente as falhas do sistema atual, enquanto se aguarda a conclusão do processo licitatório definitivo. Segundo o presidente da ATCP, Walace Pimentel, a licitação já foi estruturada e aguarda o aval do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

“Como a licitação é um processo complexo e demorado, e considerando a necessidade de atender rapidamente à população que tem sofrido com as condições da frota atual, a gestão decidiu realizar um processo emergencial. Essa foi uma medida legal, necessária e proporcional à urgência da situação”, explicou Pimentel.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo