NOTÍCIASTOCANTINS

Governador leva 5ª edição do Turismo na Estrada a Paranã com foco na integração regional e capacitação do setor

Governador leva 5ª edição do Turismo na Estrada a Paranã com foco na integração regional e capacitação do setor

 

Nos dias 29 e 30, será realizada mais uma etapa do projeto estadual voltado ao fortalecimento do setor turístico. O município de Paranã, localizado na região sudeste do Tocantins, receberá a 5ª edição do programa Turismo na Estrada, promovido pela Secretaria de Turismo (Setur). As atividades acontecerão na Câmara Municipal da cidade, a partir das 9 horas da manhã.

O encontro reunirá representantes de cidades integrantes da Região Turística Serras Gerais. Estão previstas participações de gestores e agentes dos seguintes municípios: Arraias, Aurora do Tocantins, Chapada da Natividade, Combinado, Conceição do Tocantins, Dianópolis, Lavandeira, Natividade, Novo Alegre, Novo Jardim, Paranã, Ponte Alta do Bom Jesus, Porto Alegre do Tocantins, Rio da Conceição, Santa Rosa do Tocantins, São Valério, Silvanópolis, Taguatinga e Taipas do Tocantins.

De acordo com a Setur, a proposta do programa é estimular a cooperação entre as cidades, melhorar a qualidade dos serviços turísticos oferecidos e ampliar a integração entre as regiões do estado. A iniciativa também prevê capacitações por meio de oficinas e palestras técnicas.

Os conteúdos abordam desde gestão e planejamento estratégico até ferramentas como o Cadastur (cadastro oficial do Ministério do Turismo), a plataforma de inventário turístico (PIT), e as diretrizes da Política Nacional de Turismo. A ação busca também promover práticas mais sustentáveis no setor e minimizar os impactos ambientais da atividade turística.

Histórico do programa

O Turismo na Estrada teve sua estreia em fevereiro deste ano, com a primeira etapa realizada em São Félix do Tocantins, representando a região Encantos do Jalapão. A segunda edição ocorreu em Augustinópolis, com foco nos municípios da região do Bico do Papagaio.

A terceira parada foi em Babaçulândia, envolvendo as cidades da região Vale dos Grandes Rios. Já a quarta edição ocorreu em Porto Nacional, reunindo representantes da região turística Serras e Lago.

Segundo a Setur, o projeto já passou por 60 municípios tocantinenses e tem como prioridade fortalecer a articulação regional e fomentar o turismo como vetor de desenvolvimento econômico local.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo