

O governo federal oficializou, a autorização para a nomeação de 4.330 aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União por meio da Portaria nº 3.114, assinada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Os aprovados contemplados nesta etapa ocuparão vagas em cargos que não exigem curso de formação inicial. Ao todo, 16 órgãos e entidades da administração pública federal estão autorizados a dar início aos trâmites de nomeação e posse. Segundo o MGI, alguns desses atos já devem ser publicados a partir de maio.
Durante um evento promovido pela CNN Brasil no dia 23 de abril, a ministra da Gestão, Esther Dweck, destacou que os novos servidores representam uma renovação no funcionalismo federal. “Com a publicação da portaria, essas pessoas poderão ingressar no serviço público brasileiro nas próximas semanas, contribuindo para a renovação e o fortalecimento da nossa administração pública”.
Recursos garantidos no orçamento de 2025
A autorização foi baseada na Lei Orçamentária Anual de 2025, que já está sancionada e reserva recursos suficientes para as nomeações. A documentação técnica e jurídica que embasa a portaria foi elaborada pelo próprio ministério e aprovada pela Secretaria de Orçamento Federal.
Diversos órgãos e áreas contempladas
Entre as instituições com vagas liberadas estão os ministérios da Saúde, Agricultura, Cultura, Gestão e Planejamento, além de autarquias como IBGE, INEP, INCRA, FUNAI e AGU. As vagas abrangem funções de nível médio e superior, com cargos nas áreas de educação, engenharia, estatística, tecnologia, administração pública, entre outras.