

Na manhã dessa terça-feira, 22, a Polícia Militar do Tocantins (PMTO) recebeu um reforço estratégico em tecnologia e mobilidade. A entrega de 400 celulares e um caminhão-baú, realizada no Gabinete do Comando-Geral da PMTO, simboliza mais uma etapa da parceria entre o Governo do Estado e a Receita Federal.
Os itens foram repassados pelo superintendente da 1ª Região Fiscal da Receita, Antônio Henrique Lindemberg Baltazar. O objetivo é transformar produtos apreendidos do crime organizado em instrumentos eficazes de combate à criminalidade e melhoria da segurança pública no estado.
Durante a entrega, o governador Wanderlei Barbosa reforçou o papel essencial da colaboração com a Receita Federal. “Temos feito investimentos em tecnologia e na inteligência das nossas forças de segurança e esse reforço é motivo de muita satisfação. Eu quero agradecer por esse cuidado da Receita Federal com as forças de segurança do Brasil e que também chega ao Tocantins. Eu tenho a convicção de que dessa forma nós vamos criando uma linha de resistência contra o crime organizado, fazendo o melhor pelo nosso estado e pelo nosso país”.
Segundo o governador, o investimento em inteligência e tecnologia é prioridade no enfrentamento da criminalidade. Ele também destacou a expectativa de que novos materiais possam ser destinados a áreas sociais do estado.
O superintendente da Receita, Antônio Lindemberg, destacou que os bens doados são frutos de apreensões feitas no combate ao contrabando e outras práticas criminosas. “A Receita Federal, no combate ao contrabando e ao crime, apreende esses bens e temos a possibilidade de dar uma destinação a eles, a exemplo desta doação feita para o Comando da Polícia Militar do Tocantins. O fato mais importante é que são bens decorrentes do crime, do contrabando e que, agora, serão utilizados no combate à própria criminalidade, ao crime organizado pelo estado do Tocantins”.
Celulares integrados à atuação da PM
O comandante-geral da PMTO, coronel Márcio Antônio Barbosa, detalhou o uso dos celulares: eles serão incorporados ao sistema PMTO Mobile, ferramenta que permite ao policial militar, de dentro da viatura, registrar ocorrências, emitir boletins e consultar dados em tempo real.
“É um produto do crime vindo para a Polícia Militar para combater o crime. Vai ser de grande utilidade para nós, porque o policial com o celular na mão, de dentro da viatura, consegue fazer um TCO [Termo Circunstanciado de Ocorrência], um BO [Boletim de Ocorrência] e consultar a placa de um veículo para ver se existe queixa-crime de roubo ou furto. É a integração de vários sistemas em prol da segurança do nosso povo tocantinense. Então, agradecemos a Receita Federal por essa parceria importante”, explicou o comandante-geral.
Tecnologia a bordo das viaturas
O PMTO Mobile é um sistema eletrônico que substitui antigos métodos manuais de registro, otimizando a resposta às ocorrências. Adaptado da experiência da PM de Santa Catarina, o sistema foi customizado para a realidade do Tocantins e funciona via tablets embarcados nas viaturas. A iniciativa visa aumentar a eficiência e agilidade dos atendimentos policiais.
Sistema de gestão para a Corregedoria
Na mesma ocasião, o desembargador Pedro Nelson de Miranda, corregedor-geral da Justiça do Tocantins, apresentou o Sistema Eletrônico de Informação (SEI), que poderá ser adotado pela Corregedoria da PMTO. O SEI permite tramitação e armazenamento de documentos administrativos de forma totalmente digital, otimizando a gestão interna da corporação.