

Rituais de fé e expressões artísticas estão dando o tom da Semana Santa 2025 em diversos cantos do Tocantins. Até o domingo, 20 , romarias, encenações e celebrações religiosas tomam conta de ruas, igrejas e praças, reunindo fiéis, moradores e visitantes em uma experiência marcada pela religiosidade popular e pelo turismo cultural.
A programação inclui desde missas e caminhadas penitenciais até espetáculos teatrais que recontam os últimos passos de Jesus. A religiosidade local se mistura com manifestações artísticas e culturais, criando momentos que fortalecem tanto a identidade comunitária quanto o turismo regional.
Para o secretário estadual do Turismo, Hercy Filho, o apoio do governo tem sido essencial para garantir que essas manifestações se fortaleçam. “A Semana Santa é uma das datas mais importantes do calendário cristão e também um dos momentos de maior expressão religiosa no Tocantins”.
Na capital, a tradicional encenação da Paixão de Cristo, promovida pela Cia Art’Sacra, será apresentada na Sexta-feira Santa, 18 de abril, às 20h, na Praça dos Girassóis. Com mais de 100 participantes, o espetáculo conta com a presença da atriz Gisele Itié, interpretando Maria, e do ator tocantinense Ivo Gandra, no papel de Jesus.
A apresentação é gratuita, com entrada solidária (doação de 2 kg de alimentos), e valoriza a inclusão ao reunir artistas com deficiência, indígenas e pessoas idosas. O evento é considerado uma das maiores montagens religiosas do Norte do país.
Outras cidades também realizam apresentações:
-
Gurupi terá encenação às 19h30, ao lado da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição;
-
Araguaína, por sua vez, contará com a Via Sacra organizada por jovens do grupo Juancris, a partir das 18h, no distrito de Novo Horizonte. A celebração será seguida por atividades de Páscoa para crianças, com apoio da Prefeitura.
Um dos pontos altos da Semana Santa no Tocantins acontece na Serra do Estrondo, em Paraíso. A romaria reúne centenas de devotos que sobem a serra em oração, relembrando o caminho de Jesus.
A agenda inclui:
-
Missa no alto da Serra, nesta quarta (16), às 19h30;
-
Show da cantora católica Adriana Arydes, às 21h;
-
Subida da Penitência e Via-Sacra, na sexta (18), a partir das 5h30;
-
Corrida Ecológica da Aleluia, no sábado (19), às 7h.
As celebrações têm apoio da Paróquia São José Operário e da Prefeitura de Paraíso do Tocantins.
Tradições preservadas em cidades históricas
Em localidades com forte herança religiosa, como Monte do Carmo, Dianópolis e Natividade, a Semana Santa é sinônimo de memória, fé e tradição.
Em Dianópolis, as procissões e encenações são organizadas pela Matriz de São José. A programação conta com:
-
Procissão do Encontro nesta quarta (16), às 19h;
-
Procissão do Fogaréu, à meia-noite de quinta;
-
Via-Sacra na manhã da Sexta-feira Santa, às 8h, seguida de missa e procissão à noite.
A cidade transmite os eventos pelas redes sociais da paróquia, ampliando o alcance da tradição.
Em Natividade, a celebração do Domingo de Páscoa, 20 , começa com a Missa da Ressurreição às 7h30, na Igreja Matriz, e segue com o tradicional encontro das folias, que inicia o giro de 40 dias por fazendas da região para arrecadação de donativos para os Festejos do Divino Espírito Santo.
Monte do Carmo
Monte do Carmo também mantém viva a tradição das folias de Páscoa. Os grupos se preparam para o giro de 40 dias logo após a Missa da Ressurreição, no domingo. Durante toda a Quaresma, a cidade encenou a Via-Sacra às sextas-feiras.
A última encenação será nesta Sexta-feira Santa, 18 , às 19h, seguida da procissão com o Senhor Morto, no estacionamento da Paróquia de Nossa Senhora de Monte do Carmo.