NOTÍCIASTOCANTINS

Projeto amplia coleta itinerante de embalagens de agrotóxicos e vai atender 39 municípios do Tocantins em 2025

Projeto amplia coleta itinerante de embalagens de agrotóxicos e vai atender 39 municípios do Tocantins em 2025

 

Pequenos e médios produtores rurais do Tocantins terão novamente a chance de descartar corretamente as embalagens vazias de agrotóxicos em 2025. A iniciativa faz parte do projeto de Recebimento Itinerante (RI), que reúne a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) e diversas associações de revendas de insumos.

Neste novo ciclo, 39 municípios de todas as regiões do estado receberão a ação, ampliando o número de localidades em relação ao ano anterior.

O presidente da Adapec, Paulo Lima, destacou que devolver esse tipo de resíduo é obrigatório por lei, mas nem sempre os produtores encontram pontos de entrega próximos. Por isso, o projeto leva a coleta até os municípios.

“Sabendo da dificuldade dos pequenos e médios produtores em devolver estas embalagens nos devidos locais, que muitas vezes estão distantes, unimos com as entidades para oferecer a este público uma oportunidade de devolver suas embalagens no seu município. Este ano, estamos ampliando o atendimento do projeto para 39 municípios”, afirmou o presidente.

Exigência legal e fiscalização

Carlos César Barbosa, gerente de Inspeção Vegetal da Adapec, lembrou que os produtores devem sempre devolver as embalagens no local indicado na nota fiscal da compra do defensivo agrícola. Caso contrário, correm o risco de autuação durante fiscalização.

“Quando o produtor adquire um defensivo agrícola, ele é obrigado a devolver esta embalagem no local indicado na nota fiscal, sob pena de ser autuado, caso haja uma fiscalização em sua propriedade, por isso, orientamos os pequenos produtores para que aproveitem estas oportunidades dos RIs e façam a devolução das suas embalagens de forma legal”, ressaltou o gerente.

Balanço positivo em 2024

O projeto vem crescendo. Só em 2024, foram coletadas 49,9 toneladas de embalagens, um salto de 75,22% em comparação com 2023. O número de produtores atendidos também cresceu: 1.330 agricultores de 34 cidades participaram da ação, o que representa um aumento de 50,11% no alcance.

Quem faz parte da iniciativa

  • Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários de Porto Nacional (Areia)

  • Associação das Revendas do Médio Norte Tocantinense (Atria)

  • Associação dos Distribuidores de Insumos do Tocantins (Adiato)

  • Associação dos Revendedores da Região de Araguaína (Arafra)

  • Associação do Comércio de Insumos da Região Tocantina (Aciart)

Onde conferir o calendário

O cronograma com as datas e os locais das ações do Recebimento Itinerante para 2025 já está disponível e pode ser acessado por produtores e interessados aqui.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo