NOTÍCIASTOCANTINS

Centro de Atendimento ao Turista é inaugurado no Aeroporto de Palmas

Centro de Atendimento ao Turista é inaugurado no Aeroporto de Palmas

 

A capital do Tocantins inaugurou nessa quinta-feira, 10,  um novo espaço para recepção de visitantes. O Centro de Atendimento ao Turista (Catur), instalado no Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, foi apresentado como parte das ações dos primeiros 100 dias da gestão do prefeito Eduardo Siqueira Campos.

Com um visual inspirado nas paisagens naturais de Palmas, o novo Catur combina design acolhedor, elementos regionais e recursos tecnológicos. O ambiente inclui totens interativos, decoração temática no terminal e um painel fotográfico que destaca o pôr do sol sobre o lago, uma das imagens mais icônicas da cidade. Segundo a turismóloga Roberta Nery, cada detalhe do projeto foi pensado para refletir a identidade cultural e natural da capital.

“Cada detalhe foi desenhado para representar as nossas riquezas naturais e culturais. Desde o uso da madeira que traz um acolhimento, a árvore representando o Cerrado, as madeiras cortadas em ripas fazendo alusão às serras, as luminárias que remetem ao artesanato local, cuidadosamente produzido por artesãos locais, até o painel com o pôr do sol sobre o lago, que é uma das paisagens mais marcantes da cidade. Queremos que o turista se sinta acolhido e inspirado logo ao chegar”, explicou a turismóloga.

Integração do turismo local e novo programa em construção

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Eduardo Siqueira Campos anunciou o desenvolvimento de um novo programa que vai conectar diferentes serviços turísticos da capital — como hospedagem, alimentação e transporte — em uma rede integrada de apoio ao visitante.

“Estamos construindo um novo momento para o turismo em Palmas. A ideia é que o visitante não veja a capital apenas como ponto de passagem, mas como parte do destino e que ele deve incluí-la na sua programação. Temos atrativos como o distrito de Taquaruçu, nosso lago com potencial para pesca esportiva e lazer náutico, cachoeiras, trilhas, turismo de aventura e até sítios arqueológicos. A cidade tem muito a oferecer, e o turista precisa saber disso”, disse o gestor.

Catur como ponto estratégico para o desenvolvimento turístico

A presidente da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Ana Paula Setti Nogueira, reforçou que o Catur vai além de um simples balcão de informações. Segundo ela, o local será um espaço de conexão com a cidade e seus atrativos.

“Queremos que o Catur seja a porta de entrada para uma experiência completa em Palmas. Aqui, o visitante vai encontrar orientações, sugestões de passeios e o convite para explorar nossas paisagens, gastronomia, cultura e hospitalidade. Esse é um passo importante para posicionar Palmas como um destino turístico de referência no Tocantins e na região Norte”, avaliou.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo