
A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) apresentou nesta quinta-feira, 10, o Plano de Ação de Transformação para o SUS Digital, com o objetivo de modernizar e digitalizar os serviços de saúde no estado. A proposta foi discutida em reunião com o Conselho Estadual de Saúde, sendo detalhada pelo coordenador do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (Cieges-TO), Paulo Burguer.
Objetivo e Benefícios
O Tocantins se destaca como pioneiro na Região Norte ao aderir à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), uma plataforma que centraliza as informações de saúde dos pacientes em um ambiente digital, promovendo agilidade, precisão e economia no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A digitalização permitirá um atendimento mais rápido e eficiente, além de garantir que médicos e profissionais de saúde tenham acesso rápido e completo ao histórico dos pacientes.
O plano é estruturado em três eixos: a cultura de saúde digital, soluções tecnológicas no SUS e interoperabilidade de dados. Ele inclui a realização de cursos técnicos e especializações em governança de tecnologia e ciência de dados, além de campanhas educativas para a população. A meta é capacitar cerca de 10 mil trabalhadores da saúde nos 139 municípios do Tocantins até 2027, com algumas ações se estendendo até 2028. O intuito é garantir que cada município possa administrar a saúde digital de forma autônoma, com profissionais bem treinados e preparados.
A SES-TO acredita que a modernização trará muitos benefícios para a população, como a economia de recursos e a redução de exames repetidos, além de permitir decisões médicas mais rápidas e assertivas, baseadas em dados confiáveis e acessíveis.