NOTÍCIASTOCANTINS

Governo do Tocantins celebra 23 anos do Banco de Leite que já beneficiou mais de 16 mil bebês

Governo do Tocantins celebra 23 anos do Banco de Leite que já beneficiou mais de 16 mil bebês

O Governo do Tocantins comemorou nesta quarta-feira, 9, os 23 anos de atuação do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), referência no atendimento, coleta e distribuição de leite materno. Inaugurado em 9 de abril de 2002, o espaço é fundamental no suporte a bebês prematuros ou de baixo peso que não podem ser amamentados pelas próprias mães, além de prestar assistência e orientação sobre aleitamento materno.

Atendimento 

Em mais de duas décadas, o BLH realizou mais de 143 mil atendimentos em grupo, 313 mil atendimentos individuais e 51 mil visitas domiciliares. Ao todo, mais de 21 mil mães doaram leite humano, o que beneficiou cerca de 16 mil bebês com mais de 27 mil litros coletados, dos quais 19 mil foram distribuídos aos recém-nascidos internados.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, parabenizou a equipe pelo trabalho e destacou a importância do serviço.

O diretor-geral do HMDR, Fernando Melo, também celebrou o aniversário do BLH e convidou mães em fase de amamentação a contribuírem.

A estudante Ana Flávia Ribeiro Santos é um exemplo disso. Ela está sendo atendida no BLH para aprender a amamentar seu filho, internado na maternidade.

A coordenadora do BLH, Walkíria Pinheiro, comemorou a evolução do serviço ao longo dos anos. “Começamos com estrutura pequena e poucos bebês atendidos. Hoje, conseguimos atender quase 60% dos internados e contamos com cerca de 100 doadoras regulares. É uma alegria imensa ver esse crescimento”, afirmou.

Ela também fez questão de agradecer às mulheres que doam leite e à equipe envolvida. “Nosso sentimento é de gratidão. Agradeço a cada mãe doadora, aos servidores, à equipe dedicada e aos parceiros. Juntos, salvamos vidas e promovemos o cuidado com amor e competência.”

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo