
O Governo do Tocantins comemorou nesta quarta-feira, 9, os 23 anos de atuação do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), referência no atendimento, coleta e distribuição de leite materno. Inaugurado em 9 de abril de 2002, o espaço é fundamental no suporte a bebês prematuros ou de baixo peso que não podem ser amamentados pelas próprias mães, além de prestar assistência e orientação sobre aleitamento materno.
Atendimento
Em mais de duas décadas, o BLH realizou mais de 143 mil atendimentos em grupo, 313 mil atendimentos individuais e 51 mil visitas domiciliares. Ao todo, mais de 21 mil mães doaram leite humano, o que beneficiou cerca de 16 mil bebês com mais de 27 mil litros coletados, dos quais 19 mil foram distribuídos aos recém-nascidos internados.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, parabenizou a equipe pelo trabalho e destacou a importância do serviço.
O diretor-geral do HMDR, Fernando Melo, também celebrou o aniversário do BLH e convidou mães em fase de amamentação a contribuírem.
A estudante Ana Flávia Ribeiro Santos é um exemplo disso. Ela está sendo atendida no BLH para aprender a amamentar seu filho, internado na maternidade.
A coordenadora do BLH, Walkíria Pinheiro, comemorou a evolução do serviço ao longo dos anos. “Começamos com estrutura pequena e poucos bebês atendidos. Hoje, conseguimos atender quase 60% dos internados e contamos com cerca de 100 doadoras regulares. É uma alegria imensa ver esse crescimento”, afirmou.
Ela também fez questão de agradecer às mulheres que doam leite e à equipe envolvida. “Nosso sentimento é de gratidão. Agradeço a cada mãe doadora, aos servidores, à equipe dedicada e aos parceiros. Juntos, salvamos vidas e promovemos o cuidado com amor e competência.”