
SES-TO contribui com capítulo de livro sobre direitos humanos e saúde
Como reconhecimento do trabalho desenvolvido na área de diversidade na saúde, servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) foram convidados a contribuir com um capítulo do livro ‘Direitos Humanos e Saúde: gênero e sexualidade em vozes insurgente’, que teve o lançamento on-line realizado na terça-feira, 10, data em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Os servidores da SES-TO Francisco de Assis Neves Neto e Cristina Silvana da Silva Vasconcelos escreveram o segundo capítulo da obra, que trouxe a temática ‘Diversidade na saúde: acolhimento e relações de trabalho no SUS do Tocantins’. O livro foi publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) e conta com a colaboração da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz).
Francisco, que é coordenador do Programa Diversidade da Saúde (PDS/SES-TO) destacou que “esse livro vem materializar e reconhecer o nosso trabalho enquanto gestores que se preocupam com a melhoria dentro do sistema único de saúde, pois a discussão da pauta da equidade, dos direitos humanos, da garantia do acesso à política de saúde dentro do Estado de Tocantins tem sido algo que a gente tem se preocupado. É gratificante para gente, que atua na política pública em saúde, fazer parte desse momento”.
Já a psicóloga clínica e sanitarista da SES-TO, Cristina Vasconcelos ressaltou que “parte do nosso trabalho na Secretaria enquanto servidores é compartilhar as nossas atividades com a academia, produzindo conhecimento e divulgando as ações que são realizadas dentro dos nossos serviços da saúde. E a divulgação desse trabalho em capítulos de livros, especialmente se tratando de universidades públicas, é fundamental, pois proporciona visibilidade e reconhecimento das nossas contribuições e das nossas ações. Isso enriquece ainda mais o nosso conhecimento e contribui com a comunidade acadêmica e a sociedade”.
A pesquisadora da ENSP/Fiocruz Angélica Baptista Silva pontuou que o livro representa os melhores trabalhos dos especialistas em gênero, sexualidade e direitos humanos formados pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz nos últimos cinco anos. “A questão de gênero e sexualidade é tratada de uma maneira abrangente como contribuição dos estudos de gênero para a sociedade e o processo civilizatório e os temas são variados, que abrangem vários problemas sociais e vários dilemas da população”.
A professora e coordenadora de ensino no Departamento de Direitos Humanos da ENSP/Fiocruz, Patrícia Way, contou que “é uma honra e um prazer ver a materialização de um sonho em formato de livro. Esse livro traz temas de vozes insurgentes em prol dos direitos humanos, dando visibilidade às questões de grupos sociais minoritários na nossa sociedade”.
O Livro
Direitos Humanos e Saúde: gênero e sexualidade em vozes insurgente já está disponível em e-book, no link: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/40750 . A obra conta com 17 capítulos divididos em quatro eixos temáticos e apresenta contribuições de especialistas e trabalhos de conclusão do curso de Pós-Graduação em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz).
Edição: Aldenes Lima/Governo do Tocantins
O livro ‘Direitos Humanos e Saúde: gênero e sexualidade em vozes insurgente’ foi lançado na terça-feira, 10 – Divulgação SES-TO file_download