NOTÍCIASTOCANTINS

Formação reúne mais de 1,4 mil professores da rede estadual para fortalecer práticas pedagógicas no Tocantins

Formação reúne mais de 1,4 mil professores da rede estadual para fortalecer práticas pedagógicas no Tocantins

 

Mais de 1.400 professores da rede pública do Tocantins estão reunidos em Palmas ao longo desta semana para participar de uma formação voltada à melhoria do ensino nas escolas estaduais. O evento, que acontece no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, começou nesta segunda-feira, 7, e segue até sexta-feira, 11.

A programação da formação foi organizada em dois grupos, de acordo com as 13 superintendências regionais de Educação (SREs) do estado. No primeiro momento, participam professores de Araguaína, Araguatins, Colinas, Tocantinópolis e Guaraí. Na sequência, será a vez dos docentes das regiões de Palmas, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso, Miracema, Pedro Afonso, Arraias e Dianópolis.

A proposta da formação é oferecer um espaço de aprofundamento metodológico, estudo de materiais didáticos, oficinas práticas e troca de vivências entre os educadores. Também estão previstas reflexões sobre o papel do professor na sociedade, discussões sobre neuroaprendizagem e o impacto das emoções no processo de ensino.

Bráulio Bessa é destaque da programação

Um dos momentos mais aguardados é a palestra “Professor: o poeta da transformação”, que será ministrada pelo escritor e cordelista Bráulio Bessa nesta quarta-feira, 9 , às 10h30. A fala é exclusiva para os participantes do evento e promete inspirar os educadores com mensagens sobre a importância da profissão docente na construção de futuros.

O que são os programas Avança Mais e Aprova Brasil

A formação é direcionada aos profissionais que atuam nos programas Avança Mais e Aprova Brasil, ambos implementados pela Secretaria da Educação do Tocantins. O primeiro tem como foco corrigir distorções idade-série e reduzir lacunas de aprendizagem.

Já o Aprova Brasil busca fortalecer o desempenho dos alunos em leitura e matemática, com apoio de materiais alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo