
Mais de 1.400 professores da rede pública do Tocantins estão reunidos em Palmas ao longo desta semana para participar de uma formação voltada à melhoria do ensino nas escolas estaduais. O evento, que acontece no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, começou nesta segunda-feira, 7, e segue até sexta-feira, 11.
A programação da formação foi organizada em dois grupos, de acordo com as 13 superintendências regionais de Educação (SREs) do estado. No primeiro momento, participam professores de Araguaína, Araguatins, Colinas, Tocantinópolis e Guaraí. Na sequência, será a vez dos docentes das regiões de Palmas, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso, Miracema, Pedro Afonso, Arraias e Dianópolis.
A proposta da formação é oferecer um espaço de aprofundamento metodológico, estudo de materiais didáticos, oficinas práticas e troca de vivências entre os educadores. Também estão previstas reflexões sobre o papel do professor na sociedade, discussões sobre neuroaprendizagem e o impacto das emoções no processo de ensino.
Bráulio Bessa é destaque da programação
Um dos momentos mais aguardados é a palestra “Professor: o poeta da transformação”, que será ministrada pelo escritor e cordelista Bráulio Bessa nesta quarta-feira, 9 , às 10h30. A fala é exclusiva para os participantes do evento e promete inspirar os educadores com mensagens sobre a importância da profissão docente na construção de futuros.
O que são os programas Avança Mais e Aprova Brasil
A formação é direcionada aos profissionais que atuam nos programas Avança Mais e Aprova Brasil, ambos implementados pela Secretaria da Educação do Tocantins. O primeiro tem como foco corrigir distorções idade-série e reduzir lacunas de aprendizagem.
Já o Aprova Brasil busca fortalecer o desempenho dos alunos em leitura e matemática, com apoio de materiais alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).