CIDADESCIDADESSAÚDE

SES-TO trabalha diversidade na saúde no Hospital Regional de Alvorada

Com o objetivo de discutir a diversidade e a equidade no Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou nos dias 22 e 23 de agosto, um ciclo de visitas e capacitação no Hospital Regional de Alvorada (HRAL). A ação coordenada pelo Programa Diversidade na Saúde (PDS) abordou temas como assédio moral e sexual com vistas às melhorias no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O PDS discute as pluralidades da sociedade que acaba refletindo nos trabalhadores e nas relações de trabalho, estabelecendo um ambiente mais respeitoso e harmônico em todos os setores, com canais onde os trabalhadores podem contar com ajuda, seja através dos Núcleos de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalhador (NASST), que existem dentro dos hospitais; pela Ouvidoria do SUS e/ou pela Corregedoria da Saúde.

 “Nosso objetivo é trabalhar o enfrentamento de preconceitos e intolerâncias dentro do Sistema Único de Saúde, garantindo acesso a políticas de saúde sem discriminações para que o atendimento e as relações de trabalho possam ser vivenciados sem nenhum pensamento preconceituoso e julgamento entre os trabalhadores e usuários”, explicou o coordenador do PDS, Francisco de Assis Neves Neto.

O coordenador acrescentou que, “com isso o SUS tocantinense fica fortalecido e os trabalhadores conseguem estar mais preparados para atender essas demandas externas que chegam a todo o momento e o Tocantins continua sendo exemplo em diversidade e acolhimento na saúde”.

Segundo a assistente social do HRAL, Márcia Regina Borges, “para nós enquanto trabalhadores do SUS esta ação é muito importante porque envolve um conjunto de diferenças e valores. É um espaço onde podemos compartilhar e compreender sobre tudo aquilo que nós necessitamos alguns conceitos e preconceitos que ainda são tabus e assim fortalecer mais ainda o serviço e o atendimento para toda a população”.

Revisão Textual: Aldenes Lima/Governo do Tocantins

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo