NOTÍCIASTOCANTINS

Municípios do Tocantins começam a utilizar sistema biométrico nos Núcleos de Identificação

Municípios do Tocantins começam a utilizar sistema biométrico nos Núcleos de Identificação

A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins está modernizando o processo de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) com a adoção de um sistema biométrico avançado. O novo formato elimina a necessidade de fotografia 3×4, assinatura manual e coleta física de impressões digitais, tornando todo o procedimento digital por meio do Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (Abis). A novidade traz mais agilidade e eficiência no atendimento aos cidadãos.

Expansão do serviço pelo Estado

O novo sistema já está em funcionamento na capital, Palmas, e em municípios como Arraias, Taguatinga, Dianópolis, Natividade, Formoso do Araguaia e Gurupi. Além disso, a expansão continua para Araguaína, no norte do Estado, e para Araguatins e Tocantinópolis, na região do Bico do Papagaio. A expectativa é de que todas as regionais de atendimento do Tocantins recebam a nova tecnologia, incluindo núcleos de atendimento e delegacias da Polícia Civil.

Segundo a diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro Tonon, a modernização tem o objetivo de tornar o atendimento mais ágil e confortável. “Com essas estações já operando, conseguimos otimizar os serviços e garantir mais comodidade para os cidadãos que precisam do documento de identidade”, destaca.

A iniciativa faz parte de um esforço nacional para padronizar o documento de identidade em todo o Brasil, garantindo mais segurança e praticidade para os tocantinenses.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo