NOTÍCIASTOCANTINS

MPTO estuda integração de tecnologia no combate a incêndios no Tocantins

MPTO estuda integração de tecnologia no combate a incêndios no Tocantins

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) está estudando uma parceria com o Corpo de Bombeiros Militar e a Superintendência Estadual de Ações de Defesa Civil para otimizar o combate a incêndios no estado. A ideia é compartilhar ferramentas tecnológicas já utilizadas pelo MPTO, permitindo que Bombeiros e Defesa Civil alimentem o sistema com informações em tempo real. Isso possibilitará um monitoramento mais preciso das queimadas e facilitará a responsabilização de quem pratica crimes ambientais.

Durante a reunião realizada na quinta-feira (27), na sede do MPTO, o promotor de Justiça Saulo Vinhal, coordenador do Centro de Apoio Operacional do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma), destacou a necessidade de transformar tecnologia em ações práticas.

O promotor de Justiça Fábio Lang, que atua na área ambiental, reforçou a importância da união entre as instituições.

Termo de cooperação

Além do uso compartilhado das ferramentas, está sendo avaliada a possibilidade de firmar um termo de cooperação entre MPTO, Bombeiros e Defesa Civil. Esse acordo poderá garantir maior transparência na aplicação dos recursos do ICMS Ecológico e assegurar a formação e atuação efetiva das brigadas municipais. Segundo os participantes da reunião, algumas cidades apresentam documentação que comprova investimentos em brigadistas, mas, na prática, nem sempre há a contratação efetiva desses profissionais.

Participaram do encontro o chefe do Estado-Maior e subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Cléber José Borges Sobrinho, e a superintendente estadual de Ações de Defesa Civil, coronel Andreya de Fátima Bueno, além dos promotores de Justiça e suas equipes técnicas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo