
A partir desta sexta-feira, 28, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO), centraliza os principais serviços de proteção à mulher na Casa da Mulher Brasileira, localizada na Avenida NS-2, ACSE-90 (antiga 902 Sul). A iniciativa reúne a 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) Palmas e a Central de Atendimento à Mulher 24 horas (CAM), proporcionando mais agilidade, eficiência e acessibilidade para mulheres vítimas de violência.
Com essa mudança, o atendimento será mais rápido e integrado, garantindo suporte imediato às vítimas. A Casa da Mulher Brasileira funcionará 24 horas por dia, e os serviços especializados da Polícia Civil estarão disponíveis logo após a inauguração.
A 2ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, localizada na região sul de Palmas (Taquaralto), seguirá em funcionamento, mas com horário reduzido, atendendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Nova estrutura
O secretário de Estado da Segurança Pública, Bruno Azevedo, destaca que a nova unidade possui uma estrutura moderna e bem equipada, garantindo conforto tanto para as profissionais quanto para as usuárias dos serviços. “Além de proporcionar um ambiente adequado, a centralização evita que a vítima precise se deslocar entre diferentes locais para obter atendimento. Agora, todos os serviços estarão integrados, tornando o acolhimento mais ágil e eficaz”, afirma o secretário.
A delegada Fernanda de Siqueira Correia, responsável pela 1ª Deam, ressalta a importância da mudança para garantir um atendimento mais eficiente às mulheres em situação de violência. “Com a Casa da Mulher Brasileira funcionando 24 horas, reunimos serviços essenciais como a Delegacia da Mulher e a Central de Atendimento à Mulher em um só local. Isso facilita o acesso e fortalece a rede de proteção, ajudando a romper o ciclo da violência e oferecer suporte completo às vítimas”, explica.
Sobre a Casa da Mulher Brasileira
O novo espaço contará com serviços especializados, incluindo triagem, apoio psicossocial, promoção de autonomia econômica, brinquedoteca para cuidado das crianças, alojamento de passagem e central de transportes. Além disso, estarão presentes a Polícia Civil, por meio da Deam Palmas e da CAM 24 horas, além de representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública.
Com essa iniciativa, o Governo do Tocantins reforça o compromisso com a segurança e o bem-estar das mulheres, garantindo um atendimento humanizado e eficiente para aquelas que mais precisam.