

Na segunda-feira, 10, o secretário interino de Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional do Tocantins, Wilson Souza, reuniu-se em Brasília com a diretora do Departamento de Irrigação do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Larissa Oliveira Rego, para discutir a situação dos projetos de irrigação no estado. Acompanhado pelo secretário de Representação do Tocantins em Brasília, Carlos Manzini, e pelo superintendente de Irrigação da Secihd, Bruno Mendes Queiroz, Souza solicitou informações detalhadas sobre os convênios dos projetos de irrigação no Tocantins, especialmente os do Barramento do Rio Sobrado e da Barragem de Chapada de Natividade, que estão em situação crítica.
Investimentos
A reunião foi a primeira de uma série de encontros agendados para tratar das pendências técnicas, administrativas e financeiras dos projetos. O secretário Wilson Souza enfatizou que a resolução dessas questões é uma prioridade do governador Wanderlei Barbosa, destacando a importância da irrigação para o desenvolvimento agrícola e econômico do estado. Durante a reunião, Larissa Oliveira e Marcus Vinícius Melo, coordenador-geral do Departamento de Irrigação, se comprometeram a fornecer uma planilha detalhada, apontando as etapas pendentes e soluções para o problema. O objetivo é garantir a continuidade e o sucesso dos projetos, além de atrair novos investimentos para o Tocantins.
Carlos Manzini, secretário de Representação, ressaltou a urgência de resolver as pendências para atrair grandes investidores para o setor. Ele destacou que a resolução dos problemas abrirá caminho para a construção de duas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), com capacidade de geração de 35 megawatts, o que fortalecerá a matriz energética do estado, garantindo maior segurança no abastecimento e impulsionando o desenvolvimento regional com a criação de empregos e renda.