NOTÍCIASTOCANTINS

Governo do Tocantins e Sindileite unem forças para fortalecer setor leiteiro

Governo do Tocantins e Sindileite unem forças para fortalecer setor leiteiro

A nova gestão do grupo operacional do Centro de Inteligência do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes (Cinugep) do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) reuniu-se nesta segunda-feira (17/3) para debater estratégias que aprimorem a gestão de precedentes e tornem a atuação do Judiciário mais eficiente. Coordenado pelo juiz auxiliar da Presidência, Esmar Custódio Vêncio Filho, o grupo discutiu propostas para otimizar o fluxo processual e garantir mais agilidade e uniformidade nas decisões judiciais.

Participaram da reunião os juízes Marcelo Laurito Paro, Renata do Nascimento e Silva, Wellington Magalhães e Rafael Gonçalves de Paula, além do diretor Judiciário Wallson Brito da Silva e do coordenador de Gestão Estratégica e Estatística, Renato Alves Gomes. O Cinugep, regulado pela Resolução TJTO nº 9, busca garantir maior eficiência na prestação jurisdicional, identificando demandas repetitivas e promovendo um processamento mais ágil. Além disso, o centro realiza estudos e levantamentos técnicos para aperfeiçoar a jurisdição no Tocantins.

No contexto jurídico, um precedente é uma decisão judicial que serve de referência para casos futuros semelhantes. Dessa forma, o Cinugep trabalha para uniformizar entendimentos, tornando as decisões mais previsíveis e garantindo maior segurança jurídica.

Fortalecimento do Setor Leiteiro no Tocantins

Em outra agenda importante, o governador Wanderlei Barbosa reuniu-se nesta quinta-feira (13) com representantes do Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado do Tocantins (Sindileite) e secretários estaduais para discutir estratégias de fortalecimento do setor leiteiro. O deputado estadual Luciano Oliveira ressaltou a relevância dessa parceria entre indústrias, produtores e governo para consolidar e expandir a cadeia produtiva do leite, tornando-a mais forte e competitiva.

O encontro contou com a presença dos secretários Donizeth Silva (Fazenda), Jaime Café (Agricultura) e Beto Lima (Indústria, Comércio e Serviços). Entre os principais temas abordados estavam o fortalecimento da bacia leiteira tocantinense, a geração de empregos e o desenvolvimento econômico do setor. Atualmente, a indústria leiteira do estado gera mais de 2 mil empregos diretos e 10 mil indiretos, sendo fundamental para a economia local.

Samuel Rita de Oliveira, presidente do Sindileite e representante da Indústria San Rita, destacou a importância da intermediação do deputado Luciano Oliveira para aproximar o setor produtivo do governo. Indústrias como Palac, Cremolat e Leite Mel também estiveram presentes, reforçando a necessidade de incentivos para impulsionar a economia estadual.

Programa Mais Genética impulsiona produção leiteira

Para apoiar pequenos e médios produtores, o Governo do Tocantins tem investido no Programa Mais Genética, que já distribuiu mais de 12 mil doses de sêmen para inseminação artificial em tempo fixo (IATF), melhorando a qualidade do rebanho bovino de leite. O programa segue disponível para produtores interessados, e informações podem ser acessadas pelo site seagro.to.gov.br ou pelo telefone (63) 9 9959-2029.

O Sindileite e as indústrias participantes avaliaram a reunião como positiva e acreditam que as medidas debatidas contribuirão significativamente para o crescimento da economia tocantinense, beneficiando tanto os produtores quanto a população do estado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo