
Fiscalização da Operação Páscoa verifica peso e qualidade de chocolates e pescados no Tocantins

A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), em parceria com o Inmetro, deu início à Operação Páscoa nessa segunda-feira, 10. A ação tem como foco fiscalizar produtos relacionados à data comemorativa, como ovos de Páscoa, pescados e chocolates, com o objetivo de garantir que as mercadorias atendam aos padrões de qualidade e peso corretos, protegendo assim os consumidores.
Até o dia 21 de março, equipes técnicas da AEM irão realizar visitas a estabelecimentos comerciais de diversos portes na capital e interior do estado. A ação inclui a fiscalização de ovos de Páscoa, barras de chocolate, pescados, entre outros produtos típicos da temporada.
O presidente da AEM, Ronan Dorneles de Sousa, explicou a importância da operação. “O nosso objetivo é proteger os consumidores durante suas compras, os técnicos do órgão irão fiscalizar produtos como: ovo de páscoa, colomba pascal, barras de chocolate, caixas de chocolate, pacote de mini ovos de páscoa e pescados como peixes, atum, sardinhas, entre outros”, destacou.
Pesagem e ensaios metrológicos no laboratório
Durante a operação, os fiscais realizam a pesagem dos produtos diretamente nas lojas e também recolhem amostras para testes em laboratório. O objetivo é garantir que os produtos vendidos estejam conforme as normas do Inmetro. Para os testes laboratoriais, são recolhidas 13 unidades de cada produto, e os fabricantes são informados do processo por meio de cartas-convite.
Produtos artesanais e ovo de colher também estão na mira da fiscalização
A AEM também alertou sobre a fiscalização de produtos artesanais, como ovos de chocolate feitos de forma caseira. Estes devem ser comercializados com rótulos indicando o peso bruto, e podem ser fiscalizados pela Agência. Além disso, a fiscalização vai se estender aos ovos de colher, que, por sua vez, devem ser vendidos pelo peso e não por unidade, pois a medida relevante é a massa do produto.
Atenção ao peso dos pescados congelados e pré-embalados
Outro ponto importante abordado pela operação é a fiscalização de pescados congelados e pré-embalados. O peso líquido do produto, ou seja, a quantidade real de pescado, deve ser claramente indicado na embalagem, sem considerar o peso da camada de gelo (glaciamento). O consumidor deve ficar atento a essa informação para garantir que o produto adquirido esteja conforme o que é anunciado.