
Naturatins impulsiona a cadeia da sociobiodiversidade do camu-camu no Tocantins
Nas Unidades de Conservação (UCs) estaduais, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) tem desempenhado um papel essencial no fortalecimento da cadeia produtiva do camu-camu (Myrciaria dubia), fruto amazônico reconhecido por seu alto valor nutricional e propriedades fitoterápicas. A iniciativa, que envolve comunidades da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão, destaca-se como um exemplo promissor de integração entre conservação ambiental e desenvolvimento sustentável.
Em Araguacema, uma das áreas abrangidas pela APA, o Naturatins tem trabalhado em parceria com equipe de brigadistas, agricultores familiares, mulheres extrativistas e outros atores locais na coleta do camu-camu, fruta nativa encontrada às margens do rio Araguaia. O Instituto oferece capacitação e apoio logístico que auxiliam a comunidade local a desenvolver práticas de manejo sustentável que garantam a preservação da biodiversidade e o aumento da produtividade.
Além da coleta, a equipe da APA Ilha do Bananal/Cantão desempenha um papel importante no transporte e na comercialização do fruto, ao conectar produtores a mercados promissores. Para o supervisor da Unidade de Conservação, Fábio Dias, a iniciativa vai além do incentivo à economia local: “ é valorizar nossos biomas e gerar renda de maneira sustentável para as populações ribeirinhas”, enfatizou.
Fomento à bioeconomia
A atuação do Naturatins também inclui a promoção do camu-camu em grandes eventos do agronegócio, como a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) e outras feiras de agricultura familiar. Estas oportunidades permitem que os pequenos produtores exponham seus produtos, criem redes de contato e ampliem a visibilidade da fruta no mercado nacional.
Neste ano, Solange Ferreira da Silva, levou sua produção de geleias de camu-camu à Agrotins, e, após o sucesso de vendas, retornou a Araguacema mais motivada em ampliar sua produção. “Estamos na luta pela preservação da natureza, já tem muito tempo que eu uso. Aqui, a gente quando era pequena usava, aí depois, eu tive meus meninos, sempre usei o xarope, sempre usei o suco, mas nunca divulgava. Aí, tem três anos que eu comecei a fazer a geleia pra vender, achei que seria uma renda pra mim também e comecei a me dedicar. Já tem mais de 18 anos que uso o camu-camu, e agora se tornou uma fonte de renda para mim”, contou.
Para os moradores de Araguacema e das demais áreas da APA Ilha do Bananal/Cantão, como Maria Aparecida Fragoso da Luz, o trabalho conjunto com o Naturatins representa não só uma oportunidade econômica, mas também a chance de contribuir para a preservação dos recursos naturais. Ela, que há pouco tempo começou a trabalhar com o camu-camu, mas já tem experiência com os frutos do cerrado, como o jatobá, e, agora, tem se dedicado a aprender sobre esta fruta típica da região amazônica “Comecei a trabalhar do ano passado pra cá e estou aprendendo cada dia mais. Faço o suco e, agora, estou fazendo a geleia. Aqui, na nossa região, muitas pessoas falam dos benefícios para a saúde, que é muito boa quando a pessoa está gripada para se recuperar logo”, relatou.
Com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o camu-camu é uma das maiores fontes naturais de vitamina C, minerais e possui alto potencial de exportação. Sua cadeia produtiva no Tocantins reforça o papel da sociobiodiversidade como elemento central de uma bioeconomia sustentável, ao mesmo tempo em que promove autonomia e protagonismo das comunidades locais.
Mulheres extrativistas fazem coleta às margens do rio Araguaia – Yasmin Oliveira/Governo do Tocantins file_download
Fruta é típica da região amazônica – Yasmin Oliveira/Governo do Tocantins file_download
Camu-camu é rica em vitamina C e minerais – Yasmin Oliveira/Governo do Tocantins file_download
Geleia de camu-camu é um dos produtos comercializados pelas mulheres extrativistas – Yasmin Oliveira/Governo do Tocantins file_download
Equipes do Naturatins e comunidade local se unem para coleta da fruta – Yasmin Oliveira/Governo do Tocantins file_downloadkeyboard_arrow_up