AGRONEGÓCIOAGRONEGÓCIOS

Naturatins participa de encontro sobre educação, biossociodiversidade e territórios ancestrais na Amazônia

Nesta semana, entre os dias 2 e 3, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) participou do IX Encontro do Grupo de Pesquisa em Educação e Meio Ambiente (ENGRUPEMA), do I Simpósio Internacional do GRUPEMA (SIMGRUPEMA) e do III Congresso do Grupo de Pesquisa em Educação e Meio Ambiente (CONFIGRUPEMA) promovidos pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). O evento foi realizado no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da UEPA, em Belém, e trouxe como tema central: “Educação, biossociodiversidade e territórios ancestrais: vozes, práticas culturais, direitos e inclusão dos povos amazônicos”.

Com programação diversa, o encontro promoveu debates sobre as questões sociopolíticas e ecológicas que envolvem os povos indígenas e comunidades tradicionais da Amazônia, além de abordar temas como as mudanças climáticas e a inclusão social. A proposta central foi fortalecer diálogos entre a educação ambiental e os saberes ancestrais.

Participaram acadêmicos, pesquisadores e comunidades locais, num espaço de troca de saberes e construção de políticas educativas voltadas à sustentabilidade. A servidora do Instituto, Nilza Verônica, palestrou na terça-feira, 3, na Mesa Temática III, que discutiu a “importância político-ecológica dos povos indígenas e povos tradicionais no contexto de questões socioambientais e emergências climáticas”. A servidora centrou sua abordagem nos desafios e oportunidades da educação ambiental no Tocantins. 

O evento organizado pela Dra. Maria das Graças da Silva, coordenadora geral, e pelo Me. Mailson Lima Nazaré, vice-coordenador, teve inscrição gratuita e reforçou o papel essencial da educação ambiental para enfrentar os desafios socioambientais e promover a valorização dos povos amazônicos, suas culturas e territórios.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo