
Naturatins participa de Câmara Técnica de Educação Ambiental da ABEMA em Brasília
Nesta semana, entre os dias 3 e 5 de dezembro, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) participou de Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT Educa) da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA). Este foi o primeiro encontro presencial e último do ano de 2024, em Brasília (DF). O evento reuniu representantes de secretarias estaduais de meio ambiente e autarquias de todo o Brasil com o objetivo de alinhar estratégias, discutir políticas públicas voltadas à educação ambiental e fortalecer parcerias entre os estados e o governo federal.
Denise Loureiro, geógrafa e representante do Naturatins, destacou a relevância desse marco. “A criação da CT Educa pela ABEMA, em 2023, foi um divisor de águas para a articulação entre os estados. Ao longo de 2024, realizamos reuniões virtuais e agora, neste encontro presencial, temos a oportunidade de compartilhar iniciativas e experiências que fortalecem a educação ambiental no país”, afirmou.
Denise Loureiro ressaltou a importância do desenvolvimento de ações de educação ambiental no Tocantins. Essas iniciativas incluem projetos realizados nas Unidades de Conservação do estado e nas áreas atendidas pelas 15 agências regionais do Naturatins. Entre os destaques está o Ecotime, programa alinhado às diretrizes da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e da Agenda Ambiental e de Neutralidade de Carbono (A2N).
“O trabalho do Ecotime é fundamental para implementar práticas sustentáveis na administração pública e fortalecer a conscientização ambiental nas comunidades locais”, explicou Denise, enfatizando que as ações do Naturatins têm contribuído para a promoção da educação ambiental em diferentes esferas.
Durante o encontro, cada estado apresentou as iniciativas desenvolvidas com o intuito de promover o fortalecimento das políticas públicas para ampliar o impacto da educação ambiental no Brasil. O evento reforça o compromisso das entidades estaduais com a sustentabilidade e a conscientização ambiental, além de apontar diretrizes conjuntas para 2025. Com o encerramento do encontro, a CT Educa projeta continuar suas atividades em formato híbrido para a construção de uma agenda ambiental mais robusta e integrada em todo o país.