
Naturatins reforça fiscalização e conscientização ambiental durante a Piracema
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) concluiu nesta segunda-feira, 2, mais uma etapa das ações de fiscalização e educação ambiental realizadas durante o período de defeso da Piracema 2024/2025. Os trabalhos ocorreram nas regiões norte e sul do Estado, com o intuito de proteger os recursos naturais, garantir a reprodução dos peixes e conscientizar a população sobre a preservação das espécies aquáticas.
No sul do Estado, as ações envolveram patrulhamentos terrestres e aquáticos nos rios Santa Tereza e Santo Antônio, bem como nas estradas vicinais em seu entorno, abrangendo os municípios de Peixe, Sucupira e Gurupi. Durante a fiscalização, a equipe abordou diversos ribeirinhos, forneceu orientações sobre as restrições do período de defeso e realizou vistorias em suas atividades. A operação resultou na apreensão de 350 metros de redes de emalhar e equipamentos de pesca subaquática. “Essas práticas são extremamente prejudiciais, pois afetam espécies essenciais para a reprodução e equilíbrio dos ecossistemas aquáticos”, destacou o fiscal ambiental do Naturatins, Romário Maracaípe.
Em outra frente de trabalho, no norte do Estado, o Naturatins realizou ações educativas em colônias de pescadores nos municípios de Praia Norte, Sampaio, Tocantinópolis, Aguiarnópolis e Pedro Afonso. Cerca de 320 pessoas participaram das atividades, incluindo pescadores profissionais, praticantes de pesca esportiva, comerciantes, representantes municipais e estudantes. As palestras e orientações reforçaram as regras previstas no período de defeso, que ocorre de 1º de novembro de 2024 a 28 de fevereiro de 2025.
De acordo com o gerente de Fiscalização do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto, as ações educativas são complementares às operações de fiscalização e têm o objetivo de sensibilizar a população para a prática da pesca sustentável. “Quando informamos de maneira clara e acessível, ajudamos àqueles que atuam direta ou indiretamente na pesca a compreenderem a importância de preservar os recursos naturais, assegurando sua sustentabilidade para as futuras gerações”, destacou.
Naturatins realiza ações educativas nas colônias de pescadores em diversos municípios do Estado – Naturatins/Governo do Tocantins file_download