
SES-TO expõe experiências exitosas de suas unidades no Encontro Estadual pela Saúde Materno Infantil
Com objetivo de inspirar e qualificar os profissionais de saúde municipais e estaduais do Tocantins foram apresentadas durante o Encontro Estadual pela Saúde Materno Infantil, na quarta-feira, 13, experiências exitosas de atendimentos realizados no Hospital Materno Infantil de Gurupi e no Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR). O objetivo foi ressaltar a importância do cuidado integral aos pacientes acolhidos.
As histórias apresentam similaridade, as duas participaram do curso de gestantes e também receberam acolhimento sobre amamentação, ofertados pelas unidades. No curso de gestantes, elas puderam esclarecer dúvidas, aprender sobre parto e nascimento, mitos e verdades da amamentação, manobras de desengasgo do recém-nascido e demais cuidados. Também realizaram a visita guiada, para conhecer toda a maternidade e os serviços oferecidos, e quando surgiram imprevistos, foram acolhidas.
A Ana Christina Parente foi acolhida no HRG, e contou a experiência, “sou mãe de primeira viagem, soube do curso de gestantes e fiz. Achei muito bacana, sanou as dúvidas que eu tinha. Minhas perguntas foram respondidas, conheci o hospital e os procedimentos que são realizados lá. Uma mãe de primeira viagem precisa ter segurança, para isso é preciso saber como tudo funciona, e eu aprendi isso no curso. Tive o parto normal e fui muito bem acolhida, tudo o que eu pedi no plano de parto foi atendido, foram feitos todos os testes, de orelhinha, olhinho, coraçãozinho, linguinha e outros, e deu tudo certo, com 24 horas após já recebemos alta. Depois retornei porque precisei de instruções sobre amamentação, e prontamente fui acolhida e instruída sobre amamentação eficaz e consegui amamentar o bebê”.
O enfermeiro da Humanização do HRG, Elyézer Rosa de Oliveira, afirmou que “nós queremos que todas as mães tenham acesso aos serviços da nossa maternidade, sejam apoiadas e acolhidas de todas as formas, e que conheçam na íntegra tudo que será ofertado para elas. Nós capacitamos os nossos profissionais para se fazerem presentes e realizar tudo o que é preconizado, porque o nosso objetivo é sempre ofertar o melhor serviço à população”.
“Hoje nós somos referência para 18 municípios da nossa região ilha do bananal, e atendemos as gestantes dessa área. Temos um trabalho humanizado, com equipe multiprofissional, melhores equipamentos e estrutura para ofertar um cuidado maior para essa população. Agradecemos ao governador Wanderlei Barbosa que sempre possibilita o cuidado aos nossos pacientes”, afirmou o diretor-geral do HRG, Fernando Bezerra.
A paciente acolhida no Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), Agassy Moura, relatou que “fui muito bem acolhida desde o início, tive uma gestação tranquila, participei de curso de amamentação e curso de parto, que me deram muita segurança e base para cuidar do meu filho. Consegui ter o parto normal, foi um atendimento de excelência e humanizado, a doutora esteve presente em todo o momento dando auxílio. Logo em seguida tive alta, mas o meu bebê teve baixo peso e tive que voltar, recebi orientações sobre amamentação, o banco de leite me apoiou muito dando suporte, e também outros profissionais de lá, então foi muita atenção que recebemos, até que ele ganhou peso. Gratidão por toda a equipe, super recomendo o hospital”.
“Nós oferecemos os cursos para possibilitar para as gestantes, um atendimento mais tranquilo, para que elas saibam todos os serviços que nós oferecemos, e os procedimentos que elas irão passar. Toda a nossa equipe profissional também recebe capacitações com frequência, para melhorarmos cada vez mais e assim ofertar um atendimento qualificado e ágil para os pacientes acolhidos aqui na maternidade”, afirmou o diretor-geral do HMDR, Fernando Melo.
Programação
Na quarta-feira, 13, os participantes também foram capacitados sobre assistência humanizada ao recém nascido prematuro – método canguru, apresentado pela Dra. Igara Araújo Gonçalves Sardinha; Neuroproteção, apresentado pela Fisioterapeuta Renata Milhomem; e Manobra do Desengasgo, orientado por Kênia Nogueira Ayres Argeo e Walquíria Azevedo.
Edição: Aldenes Lima-Governo do Tocantins
Evento ocorreu nos dias 11, 12 e 13 de novembro, em Palmas – Ananda Santos-Governo do Tocantins file_download
A Manobra do Desengasgo, foi orientada por Kenia Nogueira Ayres Argeo e Walquíria Azevedo – Ananda Santos-Governo do Tocantins file_download
Profissionais que apresentaram as experiências exitosas das unidades – Ananda Santos-Governo do Tocantins file_download