
SES-TO e parceiros alinham implantação do transplante de córnea em Araguaína
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) reuniu-se com a Prefeitura de Araguaína e o Hospital de Olhos para discutir a implantação do transplante de córnea no município. Todos os protocolos serão gerenciados pela Central Estadual de Transplante do Tocantins (CETTO) e acompanhados pela Organização de Procura de Órgãos no Estado de Tocantins (OPO) e Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Regional de Araguaína (HRA).
“Hoje, o nosso projeto é para que os pacientes de urgência sejam encaminhados para o HRA, sejam avaliados no hospital por um oftalmologista. Posteriormente, eles vão ser transferidos para o Hospital de Olhos, onde será realizado toda a parte do transplante de córnea. Nós já pactuamos com todas as esferas, municipal, estadual e também a parte privada, para estarmos realizando esse projeto aqui na Região Norte”, explicou a enfermeira coordenadora do OPO, Marília Batista Ribeiro.
“Estamos aliando a expansão desse serviço e também a estruturação da CIHDOTT/HRA, que hoje compõe uma equipe aqui dentro do hospital. Fazemos captação de múltiplos órgãos e iremos começar a ampliar esse serviço de transplante de córnea. Beneficiando os usuários do Sistema Único de Saúde que necessitam deste atendimento, e que estão já na fila de espera, da Central de Transplantes do Tocantins, responsável por gerir essa demanda”, complementou a diretora-geral do HRA, Cristiane Uchoa.
A secretária de saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia destacou que, “a parceria entre o Município, Estado e o Hospital dos Olhos para a implantação do serviço de transplante de córnea irá ampliar o acesso ao programa de transplante para Região Norte do estado, o que permitirá que pacientes que aguardam por transplante possam realizar o procedimento sem precisar se deslocar para Palmas, proporcionando mais conforto e rapidez no atendimento”.
Edição: Aldenes Lima – Governo do Tocantinskeyboard_arrow_up