

Com o objetivo de ampliar as chances de emprego para pessoas que passaram pelo sistema prisional, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio do Escritório Social, está promovendo novas capacitações. Além dos egressos, os cursos também estão disponíveis para seus familiares, oferecendo qualificação para diferentes áreas do mercado de trabalho.
Na segunda-feira, 10, teve início uma capacitação voltada à área administrativa, reunindo 17 participantes entre ex-detentos e seus familiares. Com duração de 50 horas, o curso é oferecido através do programa Capacita em Rede, em parceria com o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e a Cáritas do Brasil, ligada à Arquidiocese de Palmas e à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
De acordo com o coordenador do Escritório Social, Leandro Bezerra, projetos de qualificação profissional são fundamentais para evitar que ex-presos voltem a cometer crimes. “A Seciju tem o objetivo de trabalhar em prol do fortalecimento das políticas de proteção àqueles que estão custodiados ou já passaram pelo sistema penal, independentemente de profissão e fé religiosa, e visa ofertar cursos presenciais, profissionalizantes, preparando as pessoas para inserção no mercado de trabalho”.
Formação técnica na área de mecânica
Outra iniciativa em andamento é o curso de mecânico de manutenção em motocicletas, com duração de 160 horas e 20 alunos inscritos. A qualificação, realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), ensina técnicas de reparação, uso adequado de ferramentas e normas de segurança, formando profissionais aptos a atuar no setor de manutenção automotiva.