
Tocantins é reconhecido pelo Ministério da Saúde como o estado que mais cresce em Saúde Digital
O Tocantins sediou, nos dias 30 e 31 de outubro, a Oficina Técnica de Federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). A iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) foi promovida pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e representa um marco para o avanço da transformação digital no Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.
A Oficina teve o objetivo de debater a devolução dos dados de forma célere, por parte dos estados. Na ocasião, Tocantins, Goiás, Piauí, Ceará, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco e Santa Catarina, dialogaram sobre o domínio de informação e informática, como forma de aprimoramento do SUS.
A programação da oficina técnica incluiu atividades que promoveram a troca de experiências entre os participantes sobre o uso de dados e a infraestrutura digital da RNDS. No primeiro dia, os participantes fizeram uma visita a Unidade Básica de Saúde da 403 sul em Palmas, e observaram de perto a aplicação prática dos dados integrados.
O foco do segundo dia da oficina, 31, foi o Report RNDS e a Jornada de Dados, com destaque para a integração da RNDS às plataformas do SUS Digital e a discussão sobre os próximos passos do projeto. Representantes do CGIIS, DATASUS e HAOC exploraram o cenário de integração à RNDS e apresentaram a estrutura digital necessária para garantir o pleno funcionamento do sistema.
“Para o Ministério da Saúde, o Estado de Tocantins é destaque pelo seu desempenho e crescimento. Para se ter uma ideia, o estado do Tocantins usa 100% PEC-SUS-APS, o prontuário eletrônico da Atenção Primária, que é disponibilizado pelo MS”, destacou o assessor técnico da Secretaria de Informações e Saúde Digital do MS, Jocélio Queiroz.
Para o secretário de Estado da Saúde do Tocantins, Carlos Felinto, “a adesão do Tocantins ao projeto-piloto de Federalização da RNDS é um passo importante para integrar dados de saúde em uma plataforma unificada. Isso vai permitir um acesso rápido e seguro às informações essenciais para os gestores. E também impactará quando implantarmos o parque tecnológico visando aprimorar os serviços e apoiar a operacionalização do SUS Digital”.
Segundo o assessor técnico da Secretaria de Informações e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Jocélio Queiroz, “estamos aqui hoje com os estados que formam os estados-pilotos do projeto da federalização da RNDES, eles saem daqui muito mais fortalecidos, cheio de experiências, novas ideias e de conhecimentos para que cada estado consiga empregar essas ações e realizar a transformação de saúde digital nos seus estados”.
A analista de sistemas da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo, Luciane Marinho, ressalta a importância da oficina. “Vai enriquecer mais ainda o nosso trabalho, na melhora no serviço para a prestação de serviços ao cidadão. Vejo um processo inovador. Iremos acelerar o processo de atendimento, ao nível de cuidados e com mais segurança. Compartilhar os dados dentro da Lei Geral de Proteção de Dados, da Segurança da Informação, com todo o aparato de infraestrutura e de segurança para atender a esse propósito de transição”.
“A RNDS permitirá que os dados estejam todos no mesmo lugar facilitando o trabalho dos servidores. Com a Federalização da RNDS o Tocantins avança na transformação Digital no SUS, com essa iniciativa poderemos ter acesso aos dados de forma integrada e em tempo oportuno para a tomada de decisão dos gestores com agilidade nos atendimentos, transparência e segurança”, destacou a enfermeira do Núcleo Observatório da Força de Trabalho do SUS no Tocantins, Michele Filgueira.
Indicação
O Tocantins foi indicado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) para participar do projeto piloto em saúde digital. “O Estado foi escolhido para representar a região norte e por ser um estado avançado em saúde digital. Precisávamos de um Estado modelo para os demais”, explicou o assessor técnico do órgão, Felipe Ferré.
Oficina de expansão
Na terça-feira, 29, aconteceu a 1ª Oficina Técnica de Expansão da Rede Nacional de Dados em Saúde e Plataformas SUS Digital. Do evento participaram 77 municípios. O evento foi direcionado a gestores, profissionais de saúde e profissionais da área de tecnologia dos municípios e na ocasião foi abordada a adesão, integração e o uso das plataformas digitais e os benefícios da integração à Rede.
Revisão Textual: Aldenes Lima/Governo do Tocantins