
SES-TO promove capacitação sobre aprimoramento do PAG-Cirúrgico
A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) realiza, nos dias 30 e 31 de outubro, uma capacitação sobre a aplicabilidade das diretrizes do PAG-Cirúrgico, conforme a Medida Provisória n° 21, de 21 de outubro de 2024. A ação acontece no Anexo I da secretaria e reúne equipes das macrorregiões sul e norte para aprimorar o entendimento sobre processos, garantindo o acesso às cirurgias de urgência de forma programada e eficiente.
Durante o treinamento, foram abordados pontos essenciais, como a inserção de pacientes no Sistema de Gerenciamento de Listas de Espera (SIGLE), o preenchimento adequado da Autorização de Internação Hospitalar (AIH) e a importância de uma programação cirúrgica eficaz para o manejo da fila de espera. A atualização normativa estabelece, ainda, condições específicas para os profissionais, que poderão receber indenizações conforme os procedimentos realizados, com valores baseados na tabela do Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos (SIGTAP) para cirurgias de alta e média complexidade.
“A capacitação realizada nestes dois dias contempla os servidores lotados nas unidades hospitalares sob a gestão estadual, com o objetivo de atualizar os servidores sobre a nova legislação, alinhando a rotina às novas diretrizes. Isso propiciará às unidades um trabalho mais seguro”, explicou a enfermeira responsável pela capacitação, Vagna Borges do Nascimento.
Os profissionais também receberam orientações para o preenchimento do Relatório de Medição (RM), essencial para garantir a comprovação e o pagamento dos procedimentos cirúrgicos realizados. Com essa capacitação, a Secretaria busca reforçar o alinhamento entre as equipes hospitalares e os processos regulatórios, assegurando que os atendimentos sejam realizados com agilidade e segurança para os pacientes.
“A atividade de hoje é de vital importância, pois, através dela, podemos nos inteirar sobre o fluxo das demais unidades e partilhar os desafios e dificuldades da rotina, objetivando zerar as filas hospitalares com maior eficiência”, relata a diretora administrativa do Hospital Regional de Xambioá, Fernanda Miranda Ferreira.