SAÚDE

No Dia Mundial da psoríase, SES-TO destaca a importância do tratamento adequado

Em todos 29 de outubro é celebrado o Dia Mundial da Psoríase, uma condição de pele que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. A data visa informar a população sobre a doença e combater o estigma social, a discriminação e o isolamento dos doentes. Neste contexto, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) orienta a população sobre os cuidados, uma vez que o acompanhamento e o tratamento adequados garantem uma qualidade de vida ao paciente.

A psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele, está relacionada a fatores genéticos, não é contagiosa, não é infecção, pode afetar qualquer faixa etária. “É caracterizada por placas, ou seja, lesões de pele com relevo que são avermelhadas e estão associadas a escamas grosseiras e espessas. É uma doença que tem períodos de piora e períodos de melhora, podendo inclusive ter uma remissão prolongada e depois de alguns anos voltar a aparecer. A  psoríase não tem cura, mas com acompanhamento e tratamento adequado é possível atingir um bom controle da doença e oferecer para o paciente uma melhor importância na qualidade de vida” , explicou o médico dermatologista, Caio Formiga.

O especialista acrescentou que, “essas lesões ocorrem no couro cabeludo, cotovelos, joelhos, mãos, pés e podem inclusive afetar todo o corpo. Elas têm uma tendência a apresentar um acometimento bilateral e simétrico, ou seja, acontece nas duas mãos, nos dois pés. O diagnóstico ocorre com o exame clínico com o médico dermatologista e pode ser necessária a realização de biópsia de pele para avaliação microscópica histopatológica da lesão”.

Tratamento

Existem três caminhos para o tratamento da psoríase: com cremes que vão desinflamar as lesões; com a fototerapia que é radiação ultravioleta que ajuda no controle da doença e com medicamentos sistêmicos, tanto via oral como injetável. São medicamentos que vão influenciar na imunologia, na imunidade do indivíduo, ajudando a controlar a doença.

Edição: Aldenes Lima/Governo do Tocantins

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo