
SES-TO promove ação alusiva ao Outubro Rosa
Com o objetivo de promover a conscientização sobre a necessidade do autocuidado e da prevenção, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) promoveu na quinta-feira, 24, uma ação alusiva ao Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama e o de colo de útero. O evento teve a participação dos secretários Carlos Felinto e Luciano Lima que fizeram um alerta às servidoras.
Esta foi mais uma das diversas ações promovidas pela SES-TO durante todo o mês de outubro, conscientizando a população sobre a doença que está entre as mais frequentes no Brasil e com alta letalidade e segundo o titular da Pasta, “todo servidor, servidora, por lei, tem o direito de se ausentar do trabalho para fazer exames de rotina, se cuidar. Então este momento de hoje é para que façamos esta reflexão não só para as mulheres, mas para os homens também como foi colocado aqui. Somos o motor desta Secretaria, somos 16 mil pessoas que cuidam de mais de 1,6 milhão de pessoas. A gente precisa se olhar, se cuidar, precisa conscientizar as pessoas que com a prevenção a gente consegue diagnosticar, tratar e proporcionar uma vida saudável”, afirmou Felinto.
Para o secretário-executivo, Luciano Lima Costa, “este é um momento para nós gestores assumirmos a responsabilidade de mobilização e ações efetivas. Nós temos que pensar em políticas públicas que a gente possa promover para o usuário do Sistema Único de Saúde, o acompanhamento devido a toda a população”.
O diretor de Atenção Especializada da SES-TO, Rodrigo Cândido de Souza, explicou que a prevenção é um fator primordial para o tratamento e que o câncer tem cura. “o Ministério da Saúde está vindo com uma política nova para fazermos essa ampliação dos serviços de investigação. Para diagnosticar, mas especificamente à mama e o colo do útero, que é o Papa Nicolau, a citologia, temos referências técnicas nos municípios, então é importante que a gente fomente isso nos municípios, nos familiares e em toda a população feminina do Estado do Tocantins para buscar esse apoio, essa assistência para que o Estado consiga fazer um diagnóstico precoce e garantir um tratamento adequado e com bom diagnóstico”.
Para a servidora Cyda Paixão, a ação foi de grande relevância. “Precisamos falar sobre a importância da prevenção e os cuidados que devemos ter para evitar o câncer. Foi bom ouvir os relatos de casos que foram compartilhados pelos gestores, o que me levou a refletir mais ainda que devemos realmente cuidar do bem mais precioso que é a vida, pois prevenir é a melhor forma”.
Atendimentos gratuitos
No Tocantins, o Sistema Único de Saúde (SUS) viabiliza atendimentos gratuitos de quimioterapia, radioterapia, braquiterapia, cirurgia oncológica e cuidados paliativos para pacientes com câncer, ofertados nas Unidades Básicas de Saúde. Sob a gestão da SES, o Tocantins realiza os atendimentos e tratamentos das pessoas diagnosticadas na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) do Hospital Regional de Araguaína (HRA) e do Hospital Geral de Palmas (HGP). Até mesmo as pessoas diagnosticadas na rede privada, têm direito ao tratamento e acompanhamento na rede SUS.
Revisão Textual: Aldenes Lima/Governo do Tocantins
Foto: Ananda Santos-Governo do Tocantins – Ananda Santos/Governo do Tocantins file_download