
Servidoras do Ambulatório/HRA realizam exames de PCCU
O Centro de Alta Complexidade/Ambulatório do Hospital Regional de Araguaína (HRA) realiza nos dias 24 e 25, exames preventivos do colo do útero (PCCU), para as servidoras da unidade hospitalar. A programação, que conta também com momentos de confraternização entre elas, faz parte de ações da Campanha Outubro Rosa.
A coordenadora do Ambulatório, Gleice Carvalho destacou que, “sempre nas campanhas do Outubro Rosa, focamos no público, mulheres pacientes, público em geral. E esse ano quis fazer um pouco diferente, valorizar as servidoras, que são cuidadoras o tempo todo, nós temos que estar bem para cuidar de outras mulheres. A doutora Cláudia Denise abraçou a ideia e deu como cortesia os exames, então todas as servidoras do CAC que quiserem, dia 24 e 25 vão poder estar fazendo a coleta do material para fazer o exame de PCCU.”
A ginecologista Claudia Denise Mendanha explicou que, “o exame de PCCU é um teste realizado para detectar possíveis alterações nas células do colo do útero e é importante a mulher fazer, além disso, a mamografia. O Ministério da Saúde orienta que a mulher comece a fazer o exame da mamografia a partir dos 50 anos, a cada dois anos, até os 69 anos, mas a Sociedade Brasileira de Mastologia orienta já a partir dos 40 anos todos os anos, até os 74 anos de idade, mesmo que não esteja sentindo nada, porque é um exame de rastreamento, para verificar se está saudável ou se tem algo que precisa ser investigado. Então se você mulher já está com essa idade, agende a mamografia que tem gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde”.
“Acho muito importante a realização do exame. Temos que ter sempre o cuidado de estar se cuidando, buscando se prevenir e buscar também o conhecimento sobre o assunto. Eu tenho 42 anos e já fiz a mamografia, ano passado”, disse a enfermeira, Luciene Pereira de Sousa Silva.
A servidora Maria de Jesus Chaves de Oliveira aproveitou para fazer o exame. “Muito bom tirarmos um tempo para nos cuidar. Na correria do dia a dia, às vezes deixamos para depois e parar para pensar em nós é muito bom”.
Ambiência do Ambulatório com decoração Outubro Rosa – Gláucia Mendes/Governo do Tocantins file_download