
Naturatins incentiva agroextrativismo do puçá na região do Jalapão
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) tem promovido o incentivo a práticas culturais e sustentáveis nas comunidades locais, especialmente aquelas situadas em Unidades de Conservação (UCs) como Jalapão, Ilha do Bananal, Cantão e Lajeado. A produção artesanal e o extrativismo sustentável fortalecem alternativas para o desenvolvimento socioeconômico, como é o caso de Deusenir José, que desenvolve atividades com frutos do Cerrado em sua propriedade na região do Rio Novo.
Entre os destaques está a produção de geleias com frutas nativas, como o puçá, conhecido como “jabuticaba do Cerrado”. Deusenir José, integrante da Ascolombolas-Rios, é uma das produtoras que recebe apoio do Naturatins para desenvolver a geleia de puçá, uma fruta antes subutilizada.
Este ano, com o apoio do Naturatins, Deusenir expôs sua produção de geleias de puçá na Agrotins, evento que proporcionou não apenas a comercialização de seus produtos, mas também maior visibilidade e valorização do trabalho local. Rejane Nunes, supervisora da Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão, destaca que “a interação entre as comunidades e o mercado é fundamental para o fortalecimento da economia sustentável”.
A bioeconomia, já consolidada na Amazônia, tem ganhando força no Cerrado, e o Naturatins tem viabilizado apoio a essas comunidades. Albanir Ferreira dos Santos, esposo de Deusa, destaca que também trabalham com outros frutos do Cerrado. “Tem o buriti, e a mangaba, que também trabalhamos. Mas o nosso ponto forte é o trabalho com o puçá, com a geleia”, pontuou.
“A fruta era desperdiçada. Vi uma oportunidade e o Naturatins me ajudou. Agradeço imensamente por essa oportunidade, pois juntamos forças”, comenta Deusa, como também é chamada.
Deusa conta que a produção da geleia começou há cerca de três anos. A partir de então, resolveu apresentar sua criação a um tradicional estabelecimento da região do Jalapão e sua geleia se tornou um dos drinks mais pedidos pelos turistas. “Hoje, a geleia ficou conhecida e muitas vezes não consigo atender todos os pedidos. Há uma demanda muito grande”, celebrou.
Sobre a fruta
O puçá (Mouriri pusa) é uma planta frutífera encontrada, majoritariamente, no bioma Cerrado, mas também na Caatinga, e pode alcançar até 8 metros de altura. Os frutos são grudados no tronco, por isso se assemelha com a jabuticaba.
Há duas variedades, o amarelo e o preto, que é o mais raro. Os frutos atraem aves diversas e as flores, as abelhas. Sob o ponto de vista nutricional, é rico em vitamina C e compostos fenólicos. É consumido in natura, e também utilizado para fazer sucos e licores.
Frutos atraem aves diversas – Lidiane Moreira/Governo do Tocantins file_download
Equipe do Naturatins durante visita à propriedade de Dona Deusa e Albânio – Lidiane Moreira/Governo do Tocantins file_download